Vereadores se reúnem com representantes do DNIT para buscar esclarecimentos sobre a duplicação da BR-381

por Acom CMJM publicado 25/06/2021 13h45, última modificação 01/07/2021 11h35

Na manhã desta sexta-feira, 25, o presidente da Câmara Municipal de João Monlevade, Gustavo Maciel (Podemos), e os vereadores Rael Alves (PSDB) e Leles Pontes (Republicanos) participaram de uma reunião com o Deputado Estadual Tito Torres (PSDB), o superintendente regional do DNIT, Gustavo Boeger, o Chefe de Serviço da Unidade Local de Contagem, Alexandre de Oliveira, e chefe do Serviço de Operações Terrestres, Carlos Eduardo Batista.

Em visita a Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, no dia 14 de junho, o presidente Gustavo Maciel e o vereador Rael Alves, solicitaram ao deputado Tito Torres uma reunião com o DNIT para que o órgão esclarecesse dúvidas referente a duplicação da Br 381, o traçado e os pontos para instalação de praças de pedágio na região.

O superintendente Gustavo Boeger explicou que está em andamento o processo de concessão das obras da BR, e inclusive um grupo já demonstrou interesse na concessão de joão Monlevade. Ele ainda informou que o processo está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU). A previsão é que em o leilão ocorra em setembro.

A respeito da instalação de pedágio na região, Gustavo Boeger relatou que a concessão prevê a implantação de pedágio, inclusive no trecho que passa por João Monlevade. Ele ponderou que a instalação de um pedágio, acarreta uma boa receita para o município. Como sugestão, Gustavo Boeger lembrou que a Prefeitura pode, futuramente, em caso de implantação de pedágio na região, criar um plano para identificar pessoas que necessitam de abatimento ou desconto no preço da tarifa. Ele informou que outras cidades fizeram este estudo, mas que seria necessário analisar a legalidade deste plano.

Rael Alves destacou que a importância da discussão sobre o assunto. “Nós sabemos que a duplicação da Br 381 é uma demanda que vai beneficiar muitas pessoas. Nossa cidade é uma cidade polo comercial, de estudantes. As vezes médicos deixam de trabalhar aqui, para não enfrentar a BR”, falou.

O presidente da Casa, Gustavo Maciel, agradeceu a disponibilidade do órgão em participar da reunião. Ele ainda solicitou para que o DNIT faça uma apresentação do projeto de duplicação para todos os vereadores, autoridades e demais seguimentos do município. Gustavo Maciel solicitou também informações mais detalhadas de onde as praças de pedágio serão instaladas. Ele ponderou que apesar do pedágio gerar uma arrecadação para o município, o cidadão monlevadense que precisa trafegar diariamente entre as cidades, teria um gasto muito grande, caso esta praça fosse instalada entre algumas cidades próximas do município.