Vereadores aprovam projetos para denominação de ruas

por Acom CMJM publicado 29/09/2023 07h58, última modificação 29/09/2023 07h58

Dois projetos de lei para denominação de ruas em João Monlevade foram aprovados em turno único na reunião ordinária da Câmara na tarde dessa quarta-feira, 27. A primeira delas, de nº 1.378/2023, de iniciativa do vereador Marquinho Dornelas (PDT), denomina de “Erval Jorge Pereira” a rua C, localizada no bairro Santa Cruz.

Erval Jorge Pereira nasceu em 1931 em Conselheiro Pena, MG, casou-se com Odete da Silva Leite em 1963, e mudou-se para João Monlevade em 1972, onde fez amigos no bairro Santa Cruz. Trabalhou como Vigilante na Belgo Mineira de 1961 até sua aposentadoria em 1990. Co-fundador do Vigilante Esporte Clube, deixou um legado importante de lazer no bairro. Pai de 7 filhos, era um homem apaixonado por pescaria e faleceu aos 82 anos em 2013, deixando saudades em todos que o conheceram.

Já o projeto de lei nº 1.379/2023, também de autoria do vereador Marquinho Dornelas, propõe a denominação da passarela existente no bairro Nossa Senhora da Conceição, com entrada pela rua Oliveira Couto, como "Geraldo Pastor Vieira". O vereador Pastor Lieberth (União), absteve do voto.

Marquinho destacou que o senhor Geraldo foi o primeiro morador do local, quando chegou da cidade de Itaverava, Minas Gerais, no ano de 1958. No local, ele, juntamente com sua esposa e os 9 filhos, construíram uma casa na passarela próxima à rua Oliveira Couto, onde ofereciam pensão aos viajantes e trabalhadores. Com dificuldades financeiras, Geraldo e seus filhos trabalharam duro para sustentar a família, vendendo produtos caseiros e realizando diversos trabalhos.

Um dos filhos do senhor Geraldo, também comprou um lote e construiu sua casa na Passarela. Nessa época, o local não possuía calçamento nem iluminação. Sr. Geraldo, que na época trabalhava na Belgo Mineira, teve condições de calçar a via, também chamada de “Beco”.

Sr. Geraldo faleceu em 2000, mas seu legado continua, com seus filhos e netos contribuindo para o desenvolvimento da cidade em diferentes setores. Atualmente, a passarela abriga 12 famílias.

Dornelas ressaltou a importância das denominações, que segundo ele, possibilitam a reivindicação de melhorias para os locais, bem como solicitar a certidão de número para a entrega de correspondência, ligação de água e luz, entre outros. Ele ainda endossou que as denominações são uma forma de valorizar pessoas que contribuíram com a história e com o crescimento da região.

Na oportunidade, Marquinhos parabenizou o Executivo pelas melhorias que já estão sendo realizadas na Rua C, agora denominada Erval Jorge Pereira, como as mudanças na iluminação, rede pluvial e recapeamento asfáltico.

Por sua vez, o vereador Revetrie Teixeira (MDB), enfatizou a importância em valorizar as pessoas e denominar as ruas para que as melhorias ocorram. Ele pediu que o Executivo e as outras instituições, como por exemplo Correios, façam suas partes e comecem a levar os serviços e melhorias para as localidades.

Audiência Pública

Os parlamentares também aprovaram o requerimento nº 77, do vereador Revetrie Teixeira, requerendo a realização de Audiência Pública, para discussão sobre transporte público e rota escolar em João Monlevade.

A reunião ocorrerá na próxima segunda-feira, 02 de outubro, às 18h, no Plenário da Casa.

Pedido de vista

O vereador Doró da Saúde pediu vista ao projeto de lei nº 1.367/2023, de iniciativa do Executivo, que Institui a Política Municipal de Turismo de João Monlevade e dá outras providências. Segundo o parlamentar, outros vereadores pediram esclarecimentos sobre a matéria e ainda não receberam as respostas do Executivo.

O presidente Fernando Linhares informou que o Projeto chegou a Casa com caráter de urgência e já está com o prazo expirado e que devido ao pedido de vista, os próximos projetos não poderão ser votados, até que a matéria seja apreciada pelo plenário.

Já o vereador Dr. Presunto (PDT), pediu vista ao parecer da Comissão de Legislação e Justiça e Redação pela inconstitucionalidade do projeto de lei nº 1.338/2023, de iniciativa do Executivo, que dispõe sobre a criação da Fundação Municipal Parque do Areão e Áreas Verdes de João Monlevade, e dá outras providências.