Vereadores aprovam Moção de Aplausos para UEMG João Monlevade

por Acom CMJM publicado 16/10/2023 08h43, última modificação 16/10/2023 08h43

Os vereadores da Câmara Municipal de João Monlevade aprovaram, na reunião do Legislativo dessa quarta-feira (11/10), a Moção de Aplausos nº 148 à Universidade Estadual de Minas Gerais – Polo João Monlevade. A proposta é do vereador Doró da Saúde (PSD).

Segundo o parlamentar, a homenagem é pelos 17 anos de fundação da Universidade, que vem formando cidadãos, garantindo direito à educação com importante papel de relevância para o desenvolvimento econômico, científico e social no país, sendo responsável por transformações expressivas no modo de produzir e difundir conhecimentos, saberes, tecnologias, culturas, artes e demais segmentos.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade João Monlevade, foi estabelecida em 2006, ocupando as instalações da antiga Escola Padre Drehmanns, no bairro Baú. Inicialmente oferecendo dois cursos de engenharia, a instituição expandiu-se ao longo dos anos, introduzindo novos cursos e construindo um novo prédio em 2010.
Em 2022, a UEMG João Monlevade lançou cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Civil em Guanhães. Atualmente, a universidade oferece seis cursos de graduação em engenharia, atendendo cerca de 800 alunos com 78 professores e 26 funcionários.
A UEMG João Monlevade opera em três locais na cidade, incluindo um centro tecnológico com laboratórios especializados. Apesar de enfrentar desafios como danos causados pelas chuvas e reformas em andamento, a instituição é elogiada por seu papel crucial no desenvolvimento econômico, científico e social do país, transformando vidas e promovendo educação de qualidade na região.

Aprovações de requerimentos

Ainda na reunião, os vereadores aprovaram cinco requerimentos. São eles:

- nº 79, do vereador Pastor Lieberth, requerendo informação sobre a retirada do horário de ônibus de 6 horas, da linha 21 que atende o bairro Satélite;

- nº 80, do vereador Doró, requerendo informações sobre a possibilidade de equiparação dos rendimentos dos motoristas da Prefeitura Municipal ao rendimento do motorista da Câmara Municipal, considerando que, os motoristas do Executivo Monlevadense são os que recebem os salários mais baixos da região;

- nº 81, do vereador Revetrie Teixeira, requerendo informações sobre a abertura de mais linhas de ônibus em relação às crianças e adolescentes que estão sendo transportados em linhas convencionais que não são compatíveis com os horários escolar;

- nº 82, do vereador Revetrie Teixeira, requerendo informações sobre todos os exames simples, de alta complexidade e consultas que estão aguardando o agendamento através do Sistema do CISMEPI;

- nº 83, do vereador Gustavo Maciel, requerendo informações sobre
doenças raras como Fibrose Cística, Síndrome de Ehlers-Danlos, Doenças de Huntington e Pompe e Síndrome de Marfan, dentre outras, bem como, o número de cidadãos cadastrados que possuem algum tipo de doença rara e quais foram as doenças registradas em nosso Município.

- nº 84, do vereador Tonhão, requerendo informações sobre um lote existente na rua Campinas, bairro José Elói, que atualmente está cercado como confrontante com a casa de bomba do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE).

- nº 85, dos vereadores Revetrie Teixeira e Pastor Lieberth, requerendo informações do Executivo a respeito de publicação realizada nas redes sociais da Fundação Casa de Cultura sobre a tramitação do Projeto de Lei nº 1.367/2023 que institui a Política Municipal de turismo de João Monlevade.