Vereadores aprovam denominação à Praça no bairro Santa Cruz

por Acom CMJM publicado 17/10/2025 09h09, última modificação 17/10/2025 09h09

De iniciativa do vereador Belmar Diniz (PT), os vereadores aprovaram em turno único, o Projeto de Lei nº 1.588/2025, que denomina de “José de Castro Gonçalves – Sô Iéié” a praça localizada na esquina da Rua Amazonas com a Rua A, no bairro Santa Cruz.

De acordo com Belmar, a proposta tem como objetivo homenagear uma personalidade marcante da comunidade local, reconhecida por sua trajetória de trabalho, simplicidade e compromisso com o desenvolvimento de João Monlevade. Em sua fala, Belmar pediu a revitalização da praça, com a instalação de academia ao ar livre, reparos gerais, instalação de bancos, entre outros. “O espaço é um local de encontro da comunidade e merece ser preservado”.

A matéria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes e foi acompanhada por amigos e familiares do Sr. Ieiê que comemoraram a aprovação.

 

Sobre o Sr. Ieiê

José de Castro Gonçalves, carinhosamente conhecido como Sô Iéié, nasceu em Ponte Nova (MG), em 20 de abril de 1933. Casado com a senhora Otávia Augusta, o casal teve 11 filhos, 20 netos e 13 bisnetos.

Morador da Rua Amazonas, no bairro Santa Cruz, por mais de 40 anos, Sô Ieiê construiu uma história de amor à família, ao trabalho. Dona Otávia, a filha Silvânia, o genro Ronaldo e o neto Gabriel moram na mesma casa.

Profissionalmente, Sô Iêiê trabalhou como mecânico de locomotivas na Belgo Mineira. Também teve papel importante nas áreas social e esportiva. Foi treinador e diretor de futebol do Industrial Futebol Clube e diretor do Centro Comunitário local, sempre comprometido com ações que promoviam melhorias concretas para a qualidade de vida dos moradores do bairro Santa Cruz.

Homem simples, respeitado e de espírito agregador, Sô Iéié deixou um legado de trabalho, dedicação e solidariedade que permanece vivo na memória e no coração de todos que com ele conviveram.

Considerando que a praça objeto desta homenagem está localizada nas proximidades da residência onde viveu por tantos anos e onde contribuiu ativamente para o fortalecimento da comunidade local, é mais do que justa esta iniciativa que busca eternizar seu nome em um espaço público de convivência e memória afetiva.