Trabalhadores pedem que Câmara intermedeie junto à ArcelorMittal Monlevade preferência para contratação de mão de obra local

por Acom CMJM publicado 03/07/2017 11h57, última modificação 03/07/2017 11h57

Trabalhadores à procura de emprego foram à Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira, 12 e foram  recepcionados pelo presidente Djalma Bastos (PSD). O encontro foi para pedir que o Poder Legislativo intermedeie junto à ArcelorMittal Monlevade, preferência para que empresas que prestam serviço para a siderúrgica contratem mão de obra local. Além de Djalma participaram do encontro o vereador Revetrie da Saúde (PMDB), o procurador jurídico, Silvan Pelágio Domingues e o assessor jurídico parlamentar, Alexandro Pastorini.

Segundo os trabalhadores presentes, apesar de passarem por processo seletivo, se enquadrarem no que é pedido ao cargo e ainda, terem comprovada experiência, a preferência de contratação pelas empresas terceirizadas é dada para pessoas que moram fora de João Monlevade.  Após ouvir o relato de todos, e com o embasamento jurídico dos dois advogados, Djalma esclareceu que legalmente, não é  possível exigir que as empresas contratem apenas pessoal de João Monlevade. “O que farei é encaminhar ofício à diretoria da empresa, solicitando que quando possível, se dê esta preferência. Sabemos da realidade local e da dificuldade em se conseguir emprego. A Câmara fará o possível, dentro dos preceitos legais, para ajudar a população”, esclareceu Djalma.

O documento foi assinado ainda na manhã desta segunda, e já encaminhado à usina. Consta na redação do ofício que “é notório de que a qualificação profissional é o que é apreciado pelas empresas, mas o aproveitamento de mão de obra local, além de contribuir diretamente com o empregado, movimenta a economia e comércio local”. Djalma ainda irá solicitar reunião com a gerência da usina para debater o assunto.