Sr. Ildeu Caldeira é homenageado pela Câmara pelos seus 100 anos

por Acom CMJM publicado 12/09/2025 10h00, última modificação 12/09/2025 10h00

Em uma noite de celebração, a Câmara Municipal de João Monlevade realizou nessa quarta-feira, 10, a entrega do “Diploma Centenários”, ao senhor Ildeu Alves Caldeira, que completou 100 anos no dia 27 de fevereiro de 2025. A entrega do diploma foi proposta pelo vereador Belmar Diniz (PT), e reuniu familiares, amigos e autoridades locais.

Na oportunidade, o filho do homenageado, Élcio Caldeira expressou, com emoção, a honra e gratidão em nome de toda a família pela homenagem recebida. Ele destacou que o reconhecimento não é apenas para o pai, mas para todos os familiares. Ele celebrou a saúde e bom humor do pai, que considera um segredo de sua vitalidade. ”Este é um momento inesquecível e ficará eternizado nos corações de todos nós”.

Demonstrando muita felicidade, Sr. Ildeu agradeceu a homenagem e destacou com orgulho ter vivido uma vida limpa e honesta, e se disse surpreso e feliz com tantas amizades, que para ele foram como um "remédio". Sr. Ildeu recordou ainda sua trajetória de vida, desde a infância, passando por muitos trabalhos até chegar à Belgo Mineira, empresa que considerou uma grande bênção em sua vida.

O vereador Belmar Diniz falou da satisfação em conceder a homenagem. Ele destacou os principais valores que marcaram a vida do homenageado como a saúde, família, fé e alegria. “Cuidar da saúde é essencial para alcançar longevidade, como fez o senhor Ildeu. A família unida e honesta que ele construiu, também contribuem para que ele tenha tanta vitalidade. Estou muito feliz em poder celebrar esta data com ele e todos os familiares.”

O neto do Sr. Ildeu, Davi e a sobrinha, Dulcineia Caldeira, fizeram o uso da palavra para falar da felicidade em comemorar a data, destacando as qualidades e aprendizados repassados por ele. Ainda na cerimônia, um vídeo com depoimentos de familiares e amigos que moram em outras cidades foi exibido.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Linhares, destacou a importância da homenagem e enalteceu a trajetória do senhor Ildeu como um verdadeiro exemplo de vida. “Hoje celebramos mais do que um centenário, celebramos uma história de trabalho, dignidade e amor por João Monlevade. Senhor Ildeu é um dos pilares que ajudaram a construir esta cidade, e sua vida é um legado que inspira gerações.”

 

Sobre o homenageado

Com uma vida dedicada à construção da cidade e ao fortalecimento de valores como trabalho, honestidade e união familiar, Ildeu Alves Caldeira é um dos cidadãos mais emblemáticos de João Monlevade. Natural de Santa Bárbara, chegou à cidade em 1936, ainda menino, acompanhando a família nos tempos iniciais das obras da Usina da Belgo-Mineira. Morou nos acampamentos dos operários e viveu de perto o nascimento de um novo município, do qual se tornou parte ativa.

Admitido na Belgo-Mineira em 1943, atuou na área de mecânica por 36 anos, até sua aposentadoria em 1979. Foi um trabalhador exemplar, lembrado pela ética, dedicação e profissionalismo, características que marcaram sua trajetória e o tornaram referência entre colegas e gestores. Ao longo da vida, também contribuiu com o comércio local e manteve sociedade na tradicional Farmácia Monlevade, em parceria com seu irmão, Juventino Caldeira, que chegou a presidir a Câmara Municipal na década de 1970.

Homem de fé, princípios e forte ligação com a cidade, foi um dos cem primeiros associados do Ideal Clube e, recentemente, colaborou com depoimentos históricos no documentário "A Colônia Luxemburguesa", que resgata a memória da formação da cidade.

Casado por quase 64 anos com a professora Irene Antonieta da Cunha Caldeira, com quem construiu uma sólida e amorosa família, é pai de seis filhos — Vilma, Gerson, Hilton, Adilson e os gêmeos Lílian e Élcio —, avô de dez netos e bisavô de duas bisnetas. Sempre cercado pelo carinho dos familiares, mesmo com alguns vivendo em outras cidades, senhor Ildeu é exemplo de longevidade, serenidade e compromisso com os valores que moldaram João Monlevade.