Situação das praças, feira livre e autismo serão temas de Audiências Públicas na Câmara

por Acom CMJM publicado 23/03/2023 14h05, última modificação 23/03/2023 14h07

Vereadores também aprovaram Moção de Aplausos ao projeto “Uma Mão lava a outra”

Na reunião ordinária dessa quarta-feira, os vereadores aprovaram três pedidos para a realização de Audiências Públicas na Câmara Municipal de João Monlevade.

O primeiro requerimento, de nº 24, do vereador Marquinhos Dornelas, solicita Audiência Pública para buscar soluções para problemas que vêm ocorrendo nas praças centrais da cidade, principalmente na Praça Domingos Silvério.

De acordo com o parlamentar, as praças têm sido frequentadas por moradores em situação de rua, usuários de bebidas alcoólicas e entorpecentes, o que tem deixado os espaços vulneráveis para utilização da população.

Já o requerimento de nº 29, do vereador Belmar Diniz (PT), solicita Audiência Pública, para discutir sobre atual situação da feira livre no município. Belmar relatou que o pedido foi motivado após a carta aberta apresentada pela presidente da Associação dos Artesãos e Produtores de Alimentos Caseiros (Solidariarte), Elaine de Andrade, durante o uso da tribuna popular na última reunião. De acordo com o parlamentar, na fala da presidente ficou clara a necessidade de buscar esclarecimentos entre os membros da associação e autoridades.

Atualmente, a feira não possui local fixo e está funcionando na rua Lila Bicalho. O objetivo da reunião é encontrar uma solução para o problema, fornecendo melhor comodidade aos artesãos e cidadãos.

Por fim, foi aprovado o requerimento de nº 30, de autoria do vereador Gustavo Maciel (Podemos) e assinado pelos vereadores Fernando Linhares (União), Gustavo Prandini (PTB), Marquinho Dornelas (PDT), Revetrie Teixeira (MDB) e Thiago Titó (PDT).

A reunião tem como objetivo discutir sobre questões relativas ao autismo, especificamente sobre as comemorações do Dia Municipal da Consciência sobre o Autismo. Ainda segundo Maciel, a Audiência visa debater sobre a necessidade da criação de um Centro de Referência em Autismo no município.

As datas para as Audiências Públicas serão agendadas.

Moção de Aplausos

O projeto “Uma Mão lava a outra”, desenvolvido pelos professores, acadêmicos da UEMG e voluntários, será homenageado pelo legislativo monlevadense. A Moção de Aplausos nº 34, de inciativa do vereador Vanderlei Miranda (PL), foi aprovada na reunião dessa quarta-feira.

Segundo o parlamentar, a homenagem é pelos relevantes trabalhos, social e econômico, que o projeto vem realizando, contribuindo para minimizar os impactos no meio ambiente, assistindo à comunidade de João Monlevade, em especial a de maior vulnerabilidade.

O projeto "Uma Mão Lava a Outra" teve início entre os anos de 2007 e 2011 e surgiu a partir do projeto "Recicla Óleo", com o objetivo de minimizar os impactos do descarte inadequado de óleo doméstico na cidade.

O “Recicla óleo” consiste em converter o óleo em sabão. A destinação inadequada do óleo de cozinha pode causar diversos impactos ambientais, incluindo prejuízos aos recursos hídricos e à saúde pública.

Mais de 7 mil litros de sabão foram fabricados e doados para instituições da cidade e região como: Sésamo, Altimarjom, Presídio Municipal, Lar São José, Colônia Bom Samaritano e Casa de Passagem.