Rua do Bairro Sion receberá nome da senhora Terezinha Santos Flaviano

por Acom CMJM publicado 23/03/2023 14h19, última modificação 23/03/2023 14h19

De iniciativa do vereador Vanderlei Miranda (PL) os vereadores aprovaram, na reunião ordinária da Câmara de João Monlevade dessa quarta-feira (22/03), o projeto de lei 1.330/2023. A matéria, que foi aprovada em turno único, denomina de “Terezinha Santos Flaviano” a atual rua 02, perpendicular à avenida Alberto Lima, localizada no bairro Sion.

Vanderlei Miranda destacou o trabalho da dona Terezinha que, segundo ele, foi uma grande liderança religiosa na região do bairro Sion, Santo Hipólito, Cruzeiro Celeste, Tanquinho, bem como na paróquia São Luís Maria Monfort. Ainda de acordo com Vanderlei, a homenagem é justa devido ao empenho e dedicação de dona Terezinha na evangelização das pessoas. Por sua vez, Revetrie Teixeira (MDB) endossou a fala de Vanderlei e lembrou que dona Terezinha foi uma das responsáveis na captação e organização da construção da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, bairro Santo Hipólito.

Terezinha nasceu em Rio Piracicaba, e mudou-se para João Monlevade ainda nova. Trabalhou para o Estado, atuando em várias escolas da cidade. Morou em casas alugadas por muitos anos, mas com esforço comprou um lote no bairro Sion, onde construiu sua casa e criou seus três filhos biológicos e quatro de criação. Um deles é o padre José Cláudio que completa 25 anos de sacerdócio este ano.

Ela era considerada uma pessoa carinhosa e amorosa, que sempre se dedicou à comunidade do bairro Sion, sendo catequista e ministra extraordinária da comunhão. Dona Terezinha também foi a responsável por levar a pastoral da Criança para o bairro, onde realizava novenas de Natal e grupos de reflexões.

Além disso, Terezinha realizava um trabalho social importante na região montando cestas básicas com o auxílio de vizinhos e moradores que eram doadas às pessoas necessitadas. Ela faleceu em 31 de dezembro de 2021.

MAIS APROVAÇÃO E PEDIDO DE VISTA

Em redação final foi aprovado o projeto 1.327/2023, de iniciativa do vereador Fernando Linhares (União), que dispõe sobre o alinhamento e a retirada de fios em desuso e desordenados existentes entre os postes de energia elétrica e dá outras providências.

Linhares agradeceu os colegas parlamentares pelo apoio e a votação favorável ao projeto. Ele destacou que espera que o executivo sancione a lei e coloque em prática a medida.

Por sua vez, o vereador Pastor Lieberth (União), pediu vistas ao Projeto de lei 1.324/2023 que dispõe sobre a reserva de vagas para pretos e pardos nos processos seletivos e concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos integrantes dos quadros permanentes de pessoal dos Poderes Executivo e Legislativo do município de João Monlevade e das entidades da Administração.

A matéria é de autoria dos vereadores Belmar Diniz (PT), Gustavo Prandini (PTB) e Doró da Saúde (PSD).Segundo o parlamentar, ele quer buscar mais informações sobre a matéria.

TRIBUNA POPULAR

O presidente do Partido Comunista Brasileiro (PC do B) em João Monlevade, Luiz Fernando Amaral, fez uso da tribuna popular para falar sobre os 101 anos de fundação do partido, celebrado em 25 de março de 1922.

Ele destacou que o partido “é o mais antigo e experiente, e que possui ideias inovadoras para buscar um futuro melhor para a nação”. Luiz Amaral relatou que durante no sábado haverá um ato para militantes em comemoração a data de aniversário do partido.

O presidente também mencionou a participação do partido na Federação juntamente com o Partido dos Trabalhadores e o Partido Verde para enfrentar a crise pós-pandemia que, segundo ele, trouxe adversidades para o mundo inteiro e para o país. “Hoje, no país, nós temos cerca de 33 milhões de pessoas passando fome e mais 127 milhões com algum nível de insuficiência alimentar, além de aproximadamente 30 milhões de desempregados. É preciso que a gente mude esse quadro”.

Ainda em sua fala, Luiz Amaral enfatizou a importância da união das forças democráticas para superar as dificuldades e gerar emprego, renda, saúde, educação, ciência e tecnologia para a população.

Na oportunidade, o presidente finalizou seu discurso convidando a todos para participarem das pré-conferências municipais de saúde e da conferência Municipal de saúde que ocorrerá nos dias 30 e 31 de março no Centro Educacional.

Durante a reunião foram aprovados os seguintes requerimentos:

- nº 22, do vereador Tonhão, requerendo informações sobre o escoamento da rede de esgoto na rede pluvial da rua Borba Gato, número 30 A, bairro São João;

- nº 23, do vereador Tonhão, requerendo informações sobre os serviços de reparos que ainda não realizados no final da rua Bandeirantes, bairro São João.

- nº 25, do vereador Tonhão, requerendo informações para garantir a efetividade de aplicação do Estatuto do Idoso, descrito na Lei 10.741/2003, nas repartições Públicas;

- nº 26, do vereador Tonhão, requerendo informações sobre quais medidas estão sendo tomadas para garantir a acessibilidade dos portadores de deficiência nas vias públicas;

- nº 27, do vereador Tonhão, requerendo informações sobre o momento que efetivamente será asfaltada a rua Colombo, no bairro Sion;

- nº 28, dos vereadores Tonhão e Pastor Lieberth, requerendo informações sobre a reconstrução do muro de gabião no córrego que fica ao lado da rua Maria Silva Teixeira, no bairro Cruzeiro Celeste.