Projetos que denominam rua e praça são aprovados na Reunião Ordinária

por Acom CMJM publicado 10/08/2023 10h05, última modificação 10/08/2023 10h05

Com o objetivo de denominar praça e rua do município, os vereadores aprovaram duas matérias durante a reunião ordinária dessa quarta-feira, 9. A primeira delas, de nº 1.368/2023, de iniciativa do vereador Leles Pontes (Repub.), denomina de “Maria Ephigênia de Souza” a praça situada na rua Timbiras, no bairro Santa Cruz.

Segundo Leles, a denominação é uma homenagem a senhora Maria Ephigênia que nasceu na cidade de Nova Era, mas mudou para João Monlevade sendo uma das primeiras moradoras da Rua Timbiras. Ela era casada e tinha 11 filhos, 24 netos, 26 bisnetos, 3 tataranetos e 126 afilhados.

Maria Ephigênia era zeladora do apostolado de Maria na igreja de São José Operário e também ajudava muito no recolhimento de alimentos da Associação São Vicente de Paula. Ela faleceu em 2016, aos 101 anos de idade.

A outra proposta aprovada, é de iniciativa do vereador Vanderlei Miranda (PL). O projeto de lei nº 1.369/2023, ratifica a denominação “Marquês de Baependi”, à rua identificada com este nome, localizada no bairro Novo Cruzeiro.

De acordo com o autor, a proposta visa regularizar a via, uma vez que a mesma não possui Lei com essa denominação. Segundo o parlamentar, com a aprovação da matéria, será possível a regularização da via junto aos Correios para emissão do respectivo Código de Endereçamento Postal (CEP). Além disso, a matéria objetiva melhorar a vida dos cidadãos facilitando a contratação de prestadores de serviços tais como TV por assinatura, telefonia, entre outros.

Pedido de Vistas

O vereador Leles Pontes pediu vistas ao projeto de lei 1.332/2023, de iniciativa do vereador Bruno Cabeção (Avante). A matéria cria a Política Municipal de Acesso à Educação Financeira e Empreendedorismo no âmbito da rede pública de ensino do município.

Segundo Leles, a Prefeitura está pagando um curso para os professores desde fevereiro, que trata sobre o tema da proposta. Leles informou que vai buscar informações se, com a aprovação da matéria haverá alguma interferência na proposta que o Executivo já está com intensão em colocar em prática

Já o vereador Rael Alves pediu vistas ao projeto de lei complementar nº 22/2022, de iniciativa do Executivo, que dispõe sobre a instalação e funcionamento de Cemitério e de Crematório de Animais Domésticos de Pequeno e Médio Porte no município. A matéria recebeu parecer contrário da Comissão de Saúde, Saneamento Básico e Meio Ambiente.

Rael explicou que aguarda resposta de alguns questionamentos antes de votar a matéria. em ambos os casos o presidente da Casa, Fernando Linhares (União) concedeu vista de 7 dias.