Projetos que denominam a UBS do Novo Cruzeiro e a rua próxima ao acesso do Pronto Socorro do Hospital Margarida são aprovados

por Acom CMJM publicado 15/07/2022 08h49, última modificação 15/07/2022 08h49

Na reunião ordinária dessa quarta-feira, 13, foi aprovado o Projeto de Lei nº 1.215/2021, de iniciativa do vereador Gustavo Maciel (Podemos), que denomina de Doutor José Nelson Fagundes, o Prédio da UBS – Unidade Básica de Saúde, situado à rua Marquês de Valença, esquina com a rua Marquês de Maricá no bairro Novo Cruzeiro.

Gustavo Maciel destacou o legado deixado pelo Dr. José Nelson no município, tanto como médico quanto empresário, uma vez que ele foi o fundador do Laboratório Carlos Chagas, o que possibilitou a geração de vários empregos. “Dr. José Nelson foi um homem respeitado, tanto pela população quanto pela classe médica da nossa cidade e região. Ele é merecedor desta homenagem pela sua história de vida e seu legado para o setor de saúde”.

Os parlamentares Belmar Diniz (PT), Leles Pontes (PRB), Doró da Saúde, Fernando Linhares (União) parabenizaram o autor da matéria pela sugestão do nome devido ao trabalho desenvolvido pelo médico no município.

O vereador Revetrie Teixeira votou contrário a matéria. Ele justificou seu voto dizendo que outros médicos poderiam ter seu nome escolhido para denominar a unidade de saúde. “Sei da importância que o Dr. José Nelson teve no município, mas acredito que poderia ter sido feita uma pesquisa com a comunidade para a escolha do nome”. A mesma sugestão foi apresentada pelo vereador Pastor Lieberth (União). Fernando Linhares sugeriu que o Executivo faça a nomeação de alas da unidade com personalidades ilustres da região.

Por sua vez, o autor da matéria, Gustavo Maciel, explicou que o projeto passou pelas comissões, seguiu todos os trâmites e atendeu todos os requisitos. Ele lembrou que vários outros postos não possuem nomes, sendo conhecidos apenas pelo nome do bairro, e que eles podem ser denominados com nomes de outros médicos ou personalidades da cidade.

Ainda na reunião, outro projeto de Lei que presta homenagem ao Dr. José Nelson foi aprovado. De iniciativa do vereador Fernando Linhares (União), a matéria nº 1.283/2022, denomina a rua de acesso ao Pronto Socorro do Hospital Margarida no bairro Vila Tanque, com o nome do médico.

Linhares também teceu elogios ao médico pela história de vida e pela contribuição que ele teve para a cidade e o setor de saúde. O parlamentar ainda explicou que o objetivo da matéria é regularizar uma situação que ocorre no entorno do Hospital Margarida. Segundo ele, vários veículos ficam estacionados, muitas vezes de forma irregular, no entorno da unidade de saúde, atrapalhando o fluxo de carros e ambulâncias, principalmente na rua que dá acesso ao Pronto Socorro. Com a nomeação da rua, Linhares explicou que o Poder Público poderá fazer a fiscalização e punição dos infratores que estacionarem de forma irregular na via.

Sobre José Nelson Fagundes

Natural da cidade de Perdões no sul de Minas Gerais, ele chegou à João Monlevade em 1972, logo após se formar pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  No início da década de 1980, se tornou clínico geral do Hospital Margarida, assumindo os trabalhos no laboratório, buscando neste processo se especializar em Patologia Clínica.

Após um período à frente do laboratório do Hospital Margarida, decidiu abrir o próprio laboratório, o Carlos Chagas. Atuou por 15 anos no serviço público municipal, atendendo no Posto Médico, que mais tarde se tornaria a Policlínica.

Em 1990, ingressou na política sendo vice-prefeito no terceiro mandato do ex-prefeito Germin Loureiro (Bio), pelo PMDB.

Dr. José Nelson já foi homenageado com a Medalha Carlos Chagas conferida pelo governador Francelino Pereira em 1980. Do Legislativo monlevadense, recebeu o Título de Cidadão Honorário do município, além da Medalha Jean Monlevade conferida aos imigrantes que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

Ele faleceu em 29 de abril de 2021 deixando esposa, quatro filhos e netos.