Projetos de denominação de rua e passarela são aprovados na Câmara Municipal

por Acom CMJM publicado 15/12/2022 17h53, última modificação 15/12/2022 17h53

Na reunião ordinária dessa quarta-feira, 14, os vereadores aprovaram em turno único o projeto de lei nº 1.315/2022, de iniciativa do vereador Revetrie Teixeira (MDB), que denomina de “Neide Roberto” a rua de acesso ao estacionamento em frente ao Centro Educacional de João Monlevade, no bairro Carneirinhos.

De acordo com Revetrie, a denominação da rua é uma justa homenagem à Neide Roberto “que foi uma relevante personalidade do município”. “Queremos valorizar e preservar o nome da Neide Roberto em nosso município”.

A cantora Neide Roberto nasceu em João Monlevade. Ela começou a cantar desde nova e se apresentou em vários programas de calouros em rádios e televisão, além de ter sido back vocal do

compositor e cantor Heitor dos Prazeres, parceiro de Noel Rosa. Em João Monlevade, Neide Roberto trabalhou no setor público e integrou a Orquestra da Funcec. Ela faleceu em maio de 2009.

O vereador Marquinho Dornelas (PDT), que pediu vistas ao projeto na última reunião, explicou que a área pertence ao Centro Educacional e que a escola possui um projeto de ampliação do estacionamento. Segundo Dornelas, o receio era que, com a denominação da rua, a unidade perdesse o direito ao espaço. O vereador ainda relatou que buscou informações sobre o assunto e que foi informado de que a denominação na rua não implicaria no futuro projeto.

Outra matéria aprovada em turno único, de nº 1.318/2022 é

de iniciativa do vereador Thiago Titó (PDT), que denomina de “Carmem Ferreira Ribeiro” a passarela existente entre as ruas Alonso Batista Leite e Onofre Newton de Ambrósio, no bairro Nova Esperança.

Titó ressaltou que a denominação de ruas ou passarelas, em alguns casos podem ser vistas como não importantes ou “irrelevantes”, mas ele lembrou que este fato contribui para que sejam realizadas benfeitorias nos locais. “Quando você denomina uma rua, ela se torna existente na planta do município, e a partir daí é possível solicitar benefícios e benfeitorias para os locais, como calçamento, iluminação pública, entre outros”.

O vereador ainda lembrou que em outra oportunidade teve matérias de sua autoria aprovadas denominando nome de via, como o caso da rua Sebastião Candeia dos Santos, no bairro Cachoeirinha. Ele destacou que após a aprovação da matéria, a rua pôde receber uma rede de água, feita pelo DAE.

Mais aprovações

Em redação final, foi aprovado o projeto de lei nº 1.308/2022, de iniciativa do Executivo, que estima receita e fixa as despesas do Município de João Monlevade para o exercício financeiro de 2023. A receita estimada para o próximo ano é de R$400 milhões.

Também foram aprovados seis requerimentos do vereador Tonhão (Cidadania). São eles:

- nº 59, requerendo informações sobre a drenagem no loteamento habitacional Mirantes dos Cristais.

- nº 60, requerendo informações sobre loteamentos aprovados nos últimos anos e sobre bueiros inteligentes que deveriam ser instalados nos mesmos. Por fim, foi aprovado o

- nº 61, solicita informações sobre quais providências foram adotadas pelas Secretarias Municipais de Obras e Serviços Urbanos, com relação à prevenção de enchentes em nosso Município e/ou mitigar as consequências daquelas inevitáveis.

- nº 62, requerendo informações sobre como está o andamento das obras nas redes pluviais que seriam realizadas utilizando a verba de contratação de empréstimo junto ao BDMG (aprovado nesta Casa Legislativa), no valor de R$1 milhão, no bairro Santa Cruz;

- nº 63, requerendo informações sobre quando serão realizados os serviços de substituição das atuais lâmpadas por lâmpadas de LED, nos bairros Vale do Sol. Mangabeiras e Rosário;

- nº 64, requerendo informações sobre quanto do erário público já foi dispensado para a compra e/ou manutenção de placas de trânsito, principalmente, com relação àquelas que se encontram abandonadas em nosso Município.