Projetos Câmara Mirim e Câmara da Melhor Idade serão concluídos com visitas

por Acom CMJM publicado 06/11/2017 09h55, última modificação 06/11/2017 13h22

A Câmara Municipal de João Monlevade concluiu os projetos Câmara Mirim e Câmara da Melhor Idade. As atividades, que tiveram início em agosto, foram finalizadas na semana passada com a última reunião da Câmara da Melhor Idade. O encontro contou com a participação do vereador Gentil Bicalho (PT), membro da Comissão do projeto. Já a última reunião da Câmara Mirim foi realizada no dia 19 de outubro, com a presença de estudantes do Colégio Kennedy.

Nesta quinta-feira, dia 9, às 14h, os vereadores mirins farão uma visita à prefeita Simone Carvalho para entregá-la as proposições aprovadas durante a realização do projeto. A visita dos vereadores da Melhor Idade à Prefeitura ainda não foi agendada.

Para encerrar as atividades, no dia 21 de novembro, os participantes da Câmara da Melhor Idade irão visitar o Memorial da Vale, em Belo Horizonte. Já no dia 22, os alunos da Câmara Mirim farão uma visita ao Instituto Inhotim, em Brumadinho.

Em sua 3ª edição, a Câmara da Melhor Idade reuniu 12 idosos acima dos 60 anos de várias entidades sediadas no município. Já a Câmara Mirim, que chegou à sua 7ª edição, contou com a participação de 12 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de João Monlevade. Ambos os projetos proporcionaram aos adolescentes e aos idosos conhecer e vivenciar o trabalho realizado pela Câmara Municipal e pelos vereadores, possibilitando maior integração entre os envolvidos.

Projetos e requerimentos

Os vereadores da Melhor Idade apresentaram quatro projetos durante as atividades, sendo dois de lei e dois de resolução. O projeto de lei nº 01/2017, de autoria do vereador Antônio de Pádua Figueiredo, institui no município de João Monlevade o Campeonato de Buraco e Dama para a Melhor Idade. Já o projeto de lei nº 02/2017, de iniciativa do vereador Renato Borges de Moura, institui no município de João Monlevade o Programa Educação no Trânsito nas escolas da rede pública municipal.

Quanto aos projetos de resolução, o primeiro, de autoria da Mesa Diretora, dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara da Melhor Idade do município de João Monlevade. O segundo, de iniciativa do vereador Antônio de Pádua Figueiredo, concede o Título de Mérito Desportivo ao senhor Amirton Dias de Oliveira. Os vereadores da Melhor Idade também apresentaram 26 requerimentos.

A Câmara Mirim apresentou dois projetos, sendo um de lei e um de resolução, além de 11 requerimentos. O projeto de resolução, de iniciativa da Mesa Diretora, dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Mirim do Município de João Monlevade. Já o projeto de lei é de autoria de todos os vereadores mirins e institui o curso complementar preparatório para vestibulares e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos estudantes oriundos da rede municipal de educação pública de João Monlevade.