Projeto de denominação de via em João Monlevade é aprovado na Câmara Municipal

por Acom CMJM publicado 21/09/2023 09h14, última modificação 21/09/2023 09h14

Nessa quarta-feira, 20, durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de João Monlevade, os vereadores aprovaram em primeiro turno o projeto de lei de nº 1.382/2023, que propõe a denominação da estrada que liga o bairro de Lourdes ao bairro Satélite pelo Areão como "Rua Marina Eugênia de Souza - Dona Preta".

A matéria é de autoria do vereador Leles Pontes (PR). Segundo ele, a proposta de alteração do nome está em consenso com os moradores da rua e do bairro de Lourdes e se justifica devido a cidade possuir mais duas ruas com o nome “Vitória”, nos bairros Baú e Satélite.

Dona Preta, como era carinhosamente conhecida, chegou a João Monlevade nos anos 60, casou-se e teve nove filhos. Ela foi fundadora da Comunidade de base do bairro de Lourdes e da Associação das Empregadas Domésticas e Lavadeiras de João Monlevade.

Ela se destacou como a primeira trabalhadora doméstica eleita vereadora pelo PT no Brasil (1989 a 1992), lutando por melhorias na qualidade de vida dos cidadãos. Foi também autora da Lei que dispõe sobre cargos e empregos públicos reservados a pessoas portadoras de deficiência. Dona Preta faleceu em 2017, deixando um importante legado para a cidade.

Pedido de vistas

Ainda na reunião, o vereador Dr. Presunto (PDT) pediu vistas ao projeto de lei 1.367/2023, de iniciativa do Executivo, que Institui a Política Municipal de Turismo de João Monlevade e dá outras providências.

Conforme o texto da matéria, com esta criação, o município poderá integrar a Política de Regionalização do Turismo do estado de Minas Gerais e do Ministério do Turismo e se habilitar para receber recursos da Lei 18.030/2009, conhecida como Lei Robin Hood, especificamente no critério “Turismo” da cota parte do ICMS.

Já o vereador Gustavo Prandini (PTB), pediu vista ao projeto de lei 1.379/2023, de iniciativa do vereador Marquinho Dornelas (PDT). Segundo Prandini, o motivo da vista é porque o parlamentar não estava presente na sessão. A matéria propõe a denominação da passarela existente no bairro Nossa Senhora da Conceição, com entrada pela rua Oliveira Couto, como "Geraldo Pastor Vieira".
Requerimento aprovado

Também na reunião os vereadores aprovaram o requerimento de nº 76, de autoria do vereador Revetrie Teixeira (MDB). O parlamentar requer informações sobre a drenagem de água parada já com focos do mosquito transmissor da dengue e outras doenças, na rua 36, bairro Loanda.