Projeto “Uma Mão lava a outra” recebe Moção de Aplausos na Câmara

por Acom CMJM publicado 12/05/2023 09h41, última modificação 12/05/2023 09h41

A Câmara Municipal de João Monlevade entregou na noite dessa quarta-feira, 10, uma Moção de Aplausos ao projeto "Uma Mão lava a Outra", de iniciativa do vereador Vanderlei Miranda (PL).  Segundo o parlamentar a homenagem é “pelos relevantes trabalhos sociais e econômicos que os membros do projeto vêm realizando, contribuindo para minimizar os impactos no meio ambiente, assistindo a comunidade do município, em especial a de maior vulnerabilidade”.

A iniciativa teve início entre os anos de 2007 e 2011, e é decorrente do projeto “Recicla Óleo”, que busca minimizar os impactos do descarte inadequado de óleo doméstico e contribuir para a redução dos impactos ambientais. Por meio do projeto "Uma Mão lava a Outra", o óleo de cozinha é transformado em sabão em barras e líquidos biodegradáveis.

A atividade é desenvolvida pelos professores, acadêmicos da UEMG campus João Monlevade e voluntários. Entre os resultados parciais do projeto destacam-se a fabricação de mais de 7 mil litros de sabão, que foram distribuídos para a comunidade e várias instituições da cidade e região como o Sésamo, Atlimarjom, Presidio Municipal, Lar São José, Colônia Bom Samaritano e Casa de Passagem.

A moção foi entregue aos representantes do projeto, professora Fabrícia Nunes de Jesus e ao professor Agostinho Ferreira. Durante seu discurso, Fabrícia agradeceu a Casa pelo reconhecimento. Ela lembrou que o projeto começou com a aprovação de uma lei que proibia o descarte de óleo na rede de esgoto do município, e desde então evoluiu através de pesquisas e estudos para criar uma formulação que não só é ecologicamente correta, mas também saudável para a população.

Fabricia ainda informou que o grupo já está iniciando a produção de sabão em pó. Na oportunidade ela pediu o apoio da população para doar o óleo usado. O material pode ser entregue na UEMG ou o interessado pode entrar em contato pelo instagram @projetoumamaolavaaoutra. A cada dois litros de óleo usado doado, o cidadão recebe um litro de sabão. “Queremos ampliar a arrecadação de óleo para consequentemente aumentar a produção de sabão e mais pessoas serem contempladas”.

O autor da Moção, vereador Vanderlei Miranda, destacou que a homenagem é um reconhecimento ao projeto além de ser uma oportunidade de divulgação para a sociedade. Ele enfatizou a importância em buscar parcerias para fortalecer a iniciativa. Vanderlei também alertou para a importância de doar o óleo usado ao invés de vendê-lo para pessoas que vêm de fora.

Por fim, o presidente da Câmara, Fernando Linhares (União), parabenizou os integrantes do projeto e reconheceu a iniciativa como “um exemplo notável de boas práticas que contribuem para a melhoria da sociedade”. “Reconhecer a importância de projetos como este é fundamental para incentivar a replicação de iniciativas semelhantes.”