Professor recebe Medalha Mérito Cultural “Leonardo Diniz” na Câmara de João Monlevade

por Acom CMJM publicado 30/11/2022 13h55, última modificação 30/11/2022 14h11

A Câmara Municipal de João Monlevade entregou na noite dessa terça-feira, a “Medalha de Honra ao Mérito Cultural Leonardo Diniz Dias”. Os agraciados deste ano foram o jornalista Anselmo de Oliveira, o colunista Márcio Naoto Suzuki e o professor e regente, Vicente Soares.

Os homenageados foram escolhidos por uma comissão formada pelos vereadores Doró da Saúde (PSD) e Vanderlei Miranda (PL), pelo jornalista e professor, Breno Eustáquio, pelo jornalista José Carlos Rolla, e pelo Professor, Geraldo Eustáquio Ferreira (Dadinho).

O primeiro a receber a medalha foi o senhor Vicente Soares. Ele é formado em Letras e pedagogia e pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pela PUC Minas. Foi diretor da Escola Estadual até o ano de 1984. Atuou também como professor de língua portuguesa e literatura brasileira. No campo das artes, Vicente Soares, sempre militou no setor musical, sendo compositor e arranjador de música coral, entre outras. Recriou, com o saudoso José de Alencar Rocha, o Coral Monlevade, sendo seu regente titular, de 1966 a 1973. Foi regente do Coral Cantata Renascentista, e é co-fundador e regente do Coral "Arte das Artes", criado pela FUNCEC. Hoje, este coral é autônomo e o senhor Vicente continua como regente.

Por motivos pessoais, ele não pode comparecer à solenidade e por isso, recebeu a Medalha em sua casa. Na oportunidade, senhor Vicente falou da satisfação em ser homenageado. “Me sinto agradecido por ter sido lembrado para receber esta medalha. Sou apenas um tijolinho que contribuiu para o cenário cultural da nossa cidade."

Os vereadores Vanderlei Miranda (PL), Belmar Diniz (PT) e a diretora da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio, parabenizaram os indicados pela homenagem e destacaram a importância da Medalha que valoriza o setor cultural do município.

Além de destacar a atuação dos homenageados, o presidente da Casa, Gustavo Maciel, ressaltou que “o município tem vivido um momento favorável à cultura e às artes” e que as ações desenvolvidas, tanto pelo Executivo quanto o Legislativo, contribuem para fomentar e enaltecer a cultura no município.

A solenidade foi encerrada com a apresentação do Coral Monlevade. Também como parte do evento, trabalhos dos artesãos membros da SolidariArte foram expostos no prédio da Câmara, onde permanecerão até sexta-feira.

Sobre a Medalha Mérito Cultural

A “Medalha de Honra ao Mérito Cultural Leonardo Diniz Dias” foi criada por meio da Resolução 464, de agosto de 2008, com o intuito de reconhecer o trabalho de pessoas ou grupos que tenham atuação de destaque na área cultural. A medalha leva o nome do saudoso Leonardo Diniz Dias, ex-vereador e ex-prefeito do município, por sua relevante contribuição para a cultura monlevadense.