Praça no bairro Nova Aclimação receberá nome do médico Dr. Railton Franklin Silva

por Acom CMJM publicado 16/11/2023 08h58, última modificação 16/11/2023 08h58

Como forma de homenagear a memória e contribuições do médico Dr. Railton Franklin Silva, os vereadores aprovaram em turno único o projeto de lei 1.418/2023 que denomina a praça localizada à rua Atenas, esquina com a rua Ana Francisca Zeferina, no bairro Novo Aclimação de “Praça Dr. Railton Franklin Silva”. A matéria é de iniciativa do vereador Fernando Linhares (União).

Segundo Linhares, a praça, que agora leva o nome de Dr. Railton Franklin Silva, representa um tributo ao legado deixado pelo profissional de saúde que dedicou grande parte de sua vida ao cuidado dos munícipes.

Fernando Linhares destacou ainda a relevância do médico para a cidade, não apenas como profissional da saúde, mas também como figura política e cidadão comprometido com o bem-estar da comunidade. A proposta recebeu apoio unanime dos demais vereadores.

Dr Railton nasceu na cidade de Francisco Sá e formou-se em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Chegou a João Monlevade na década de 80, acumulando amigos e administradores pelo cuidado dispensado aos seus pacientes, salvando inúmeras vidas.

Sua atuação não se limitou apenas ao campo da saúde, mas também se estendeu à esfera política, tendo sido vereador em João Monlevade entre 2001 e 2004 e vice-prefeito de 2013 a 2016, no governo de Teófilo Torres (PSDB). Além disso, candidatou-se a prefeito nos anos 2008, 2016 e 2020.

Ele faleceu em 11 de novembro de 2022.

Dois requerimentos foram aprovados na reunião ordinária. De n

º 93, os vereadores Gustavo Prandini, Doró da Saúde, Rael Alves, Revetrie Teixeira e Tonhão, requerem Audiência Pública, em data a ser acordada posteriormente, para debate sobre o Projeto de Lei nº 1.335/2023, que Dispõe sobre a Política Municipal de uso da Canabidiol para fins medicinais, no âmbito do SUS em João Monlevade.

E de nº 94, o vereador Tonhão, requer informações sobre o número de pacientes atendidos em suas residências nos últimos 6 (seis) meses, pelos médicos que fazem parte da equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro José Elói e que, contemplam os bairros São Benedito, São Geraldo, São João e Castelo.

Mais aprovações

Em redação final foi aprovado o substitutivo ao projeto de lei 1.404/2023,

apresentado pelos vereadores Belmar Diniz (PT), Gustavo Maciel (Podemos) e Thiago Titó (PDT), que cria a função gratificada de “Agente de Contratação” no âmbito da Câmara.

Já em segundo turno e redação final, foram aprovados dois projetos. O primeiro deles de nº 1.385/2023, de iniciativa dos vereadores Belmar Diniz, Gustavo Maciel e Thiago Titó, que institui o calendário Oficial do município. A matéria propõe a criação do calendário contendo datas comemorativas, feriados, campanhas educativas, eventos culturais, gastronômicos, turísticos, datas históricas e outros eventos de relevância para a população.

A outra matéria, de nº 1.395/2023, é de iniciativa do Executivo e autoriza o município a conceder auxílio pecuniário para moradia e auxílio alimentação/Água Potável aos médicos que atuarem no projeto Mais Médicos para o Brasil, no âmbito do Município. A matéria possibilita a concessão do benefício do auxilio pecuniário aos profissionais, no periodo de 96 meses, podendo ser prorrogado.

Por fim, em segundo turno, foi aprovado o Projeto de lei 1.392/2023, de iniciativa do vereador Dr. Presunto, que institui a Semana Municipal do Brincar. A matéria contém emendas apresentada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação e pelos vereador Belmar Diniz e Revetrie Teixeira.

Tribuna Popular

Ainda na reunião, o presidente do Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPA), Carlos Alberto dos Santos, fez uso da tribuna popular para tratar sobre o abandono de animais nas ruas, praças e centros industrial e comercial da cidade.

Carlos informou que, de acordo com a Cãopanhia do Bem, João Monlevade possui 3 mil cachorros abandonados nas ruas. Ele pediu apoio dos parlamentares para se engajarem na causa em favor dos animais e divulgar e participar das ações do Conselho. Segundo ele, o Conselho foi criado em junho de 2022, e desde então não houve quórum para as decisões do grupo. A próxima reunião do Conselho será realizada em 21 de novembro, às 18h, na Casa da Cidadania.

Ainda em sua fala, Carlos relatou que na região do Jacuí, Serra do Egito, Centro Industrial e Santa Cruz há um grande número de animais abandonados. Ele ainda relatou que dois animais mortos foram jogados em frente ao Posto de Saúde do Centro Industrial. Segundo ele, não se sabe se a causa da morte foi por envenamento ou leishimaniose, e que os animais seriam provenientes do canil, que tem funcionado na escola Santana.

Na oportunidade, ele também cobrou do Executivo a conclusão das obras no Canil Municipal.