Posto de Atendimento da Receita Federal passa a funcionar no prédio da Câmara de João Monlevade

por Acom CMJM publicado 14/12/2022 14h00, última modificação 14/12/2022 14h00

Para facilitar o acesso do cidadão aos serviços oferecidos pela Receita Federal, a Câmara Municipal de João Monlevade cedeu uma sala no prédio do Legislativo para a instalação do Posto Avançado de Atendimento Virtual (POPAV) da Receita Federal. Na manhã desta quarta-feira, autoridades se reuniram para conhecer o local, que está instalado no prédio anexo à Câmara, na sala onde funcionava a inspetoria escolar da Superintendência Regional de Ensino de Nova Era.

Antes, o POPAV estava instalado no prédio da Secretaria Municipal de Educação. A cessão da sala na Câmara ocorre em comum acordo realizado entre o Legislativo, o Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Administração e a Receita Federal.

De acordo com o presidente da Casa, vereador Gustavo Maciel (Podemos), as tratativas para que o Posto de Atendimento fosse instalado na Câmara se iniciaram em meados do ano. Na oportunidade, visitaram o local a Chefe da Unidade no município, Déa Passos, e o secretário de Administração, Gilberto Vicente Barcelos.

Maciel salientou que o Legislativo está localizado na região central, o que facilita para que o cidadão tenha acesso ao órgão. Além disso, o presidente destacou que a Casa dispõe de acessibilidade, como rampas e elevador, proporcionando mais comodidade para a população.

Na oportunidade, Dea Passos endossou as facilidades de acesso ao prédio da Câmara. “Queremos que o cidadão seja bem atendido. Agradeço o Legislativo pela cessão do espaço e a Prefeitura pela parceria”. Ainda em sua fala, Dea explicou que com a mudança na legislação, grande parte dos serviços oferecidos pela Receita podem ser feitos via internet e que o Posto tem o caráter de auxiliar e atender o cidadão em relação as demandas do órgão.

O prefeito Dr. Laércio Ribeiro enfatizou a importância e a parceria do Executivo e Legislativo com a manutenção de convênios, como o caso do Posto da Receita, que oferecem serviços essenciais para a população. Por sua vez, o vice-prefeito Fabrício Lopes, parabenizou a Casa pela cessão do espaço, o que possibilitará a continuidade da oferta dos serviços do órgão.

O POPAV funcionará de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h. Os atendimentos são restritos a atos cadastrais de pessoas físicas, emissão de cópia de documentos relativos à Declaração de Ajuste Anual do IR de pessoa física, recepção de documentos, requerimentos, defesas que são facultativos ou inexistentes via internet, parcelamentos não disponíveis pela internet, emissão de documentos de arrecadação e consulta de débitos e pendências fiscais de PF e MEI.

Também participaram da solenidade os vereadores Revetrie Teixeira (MDB), Fernando Linhares (União), Leles Pontes (PR), Gustavo Prandini (PTB) e Rael Alves (PSDB), a servidora do Posto, Maria Aparecida Ferreira Moreira e o secretário de Administração, Gilberto Vicente Barcelos, além de servidores da Casa. A inauguração também foi prestigiada por moradores da cidade de Nova Era, que aguardavam para serem atendidos no Posto.