População aprova a 30ª edição do Cidadão Legal da Câmara Municipal

por Acom CMJM publicado 15/05/2023 13h48, última modificação 15/05/2023 13h48
Evento foi realizado no último sábado, 13, e contou com vários serviços à população

No último sábado, (13/05), centenas de pessoas compareceram à Câmara Municipal de João Monlevade para participarem da 30ª edição do Cidadão Legal. O evento retornou ao calendário do Legislativo após 4 anos sem a realização. Diversos serviços foram disponibilizados para a população, tais como serviços de saúde, vacinação, corte de cabelo, orientações sobre saúde bucal e trânsito. Também foram oferecidas consultorias jurídica e do Procon, divulgação de vagas de emprego e animais para adoção e stand do Meio Ambiente com distribuição de mudas e recolhimento de pilhas, baterias e pequenos eletrônicos. As crianças se divertiram nas atividades preparadas especialmente para elas como pintura facial, salão infantil, cama elástica, escorregador, entre outros. O evento contou ainda com a apresentação do Tambores do Morro Mirim, professor Liniker e ginástica laboral.

Durante o Cidadão legal, a emissão de documentos foi destaque significativo, totalizando quase mil documentos entre regularização e emissão de primeira via do título de eleitor, emissão da carteira do autista, certidões de casamento, nascimento e óbito e carteira de identidade.

Foram disponibilizados 1mil de identidades, sendo emitidas cerca de 750 carteiras. No entanto, algumas pessoas não puderam obter a identidade devido à falta de apresentação dos documentos completos exigidos para emissão. Dado o grande número de identidades disponibilizadas, o processo de emissão teve início na quinta-feira, 11/05.  Esta foi a primeira vez que a Polícia Civil realizou um mutirão de identidades 100% online, quando os dados são coletados e lançados diretamente no sistema. A medida contribui para agilizar a entrega dos documentos.

A população aprovou o evento e reconheceu a importância do Cidadão legal para a cidade. A diarista Helen Vanessa Gualberto dos Santos, por exemplo, emitiu a carteira de identidade e regularizou o título de eleitor. Já a dona de casa, Elza Duarte Costa, tirou a segunda via das certidões de nascimento e casamento. Ela ainda contou que aproveitou a oportunidade para trazer os netos para se divertirem nos brinquedos e também emitir a identidade.

A professora Joelma Lima Medeiros trouxe os filhos para fazerem a primeira via da carteira de identidade. “Eu estava encontrando dificuldade para fazer os documentos dos meus filhos. O Cidadão legal foi uma ótima oportunidade para trazê-los. Além disso, vou aproveitar para visitar os outros stands e levá-los nos brinquedos e na recreação infantil”.

O Cidadão Legal também teve a aprovação do casal, Thiago Lana e Rafaela Lana, que levaram as filhas Nicole e Laura para se divertirem com as atividades. Eles parabenizaram o Legislativo pela organização e pela promoção do evento. “As crianças estão adorando. O evento está bem tranquilo, com muitas atividades para toda a família”.

O presidente da Casa, Fernando Linhares (União), se disse satisfeito com o resultado do Cidadão Legal e destacou a importância de promover a cidadania e oferecer serviços gratuitos à comunidade, além de proporcionar momentos de diversão e lazer. “Foi uma satisfação realizar a 30ª Edição do Cidadão Legal. Uma festa da cidadania do jeito que a população de João Monlevade merece. Fico feliz em saber que todos aprovaram a iniciativa. Agradeço ao público que prestigiou e abrilhantou esta festa”.

Na oportunidade, Linhares agradeceu a todos os parceiros pela contribuição para a realização do evento. “Sem a colaboração dos parceiros, nada disso seria possível. Agradeço também a Prefeitura e todas as secretarias municipais envolvidas que se empenharam e colaboraram para que tudo ocorresse da melhor forma. Agradeço em especial aos vereadores que contribuíram e prestigiaram o evento e a toda equipe da Câmara, que se dedicou por várias semanas para que o Cidadão Legal fosse realizado”.

O Cidadão Legal contou com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais, Recivil, Polícias Militar e Civil, e várias empresas parceiras.