Nova versão da carteira de identidade começa a ser emitida a partir da próxima semana

por Acom CMJM publicado 19/05/2022 16h55, última modificação 19/05/2022 16h55
Agendamento para emissão do documento ficará suspenso por alguns dias para adequação do sistema

A partir da próxima quarta-feira, 25, o Posto de Identificação da Câmara Municipal de João Monlevade começará a emitir o novo documento de identidade. Os equipamentos para a nova emissão do documento já estão sendo instalados e os servidores estão passando por treinamento para operá-los.

De acordo com a gerente do Posto, Tarsila de Figueiredo Diniz Bittencourt, essa nova versão da carteira de identidade segue o Decreto 9.278/2018, que determina a coleta de digital biométrica, assinatura e foto digital no documento, como acontece com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As regras de pagamento e isenção continuam as mesmas. A primeira via da carteira de identidade continua sendo gratuita. Aqueles que solicitarem a segunda ou demais vias, ou a troca para o modelo novo terá que pagar uma taxa. A identidade será entregue pelos Correios, no endereço do requerente, no prazo mínimo de 5 dias úteis.

Além dessa mudança no formato e na entrega, os interessados poderão inserir no documento mais informações como CPF, tipo sanguíneo, título de eleitor, carteira profissional, NIS/PIS/Pasep, Identidade Profissional, Certificado Militar, CNH e CNIS. Para isto, basta apresentar documento comprobatório original no momento da confecção da carteira de identidade.

Tarsila informou que as pessoas que já possuem o documento não precisarão solicitar nova via. As identidades continuam valendo por tempo indeterminado. Ela ainda explicou que devido a este processo de migração de sistema, os agendamentos ficarão suspensos até a semana que vem, quando o serviço voltará a funcionar normalmente.

O presidente da casa, Gustavo Maciel (Podemos), destacou que na semana passada ele se reuniu com o Delegado Regional Bernardo de Barros Machado. No encontro ficou decidido que neste primeiro momento a servidora responsável pelo setor de identificação da Polícia Civil também fará os atendimentos no Posto localizado na Câmara. A medida vai contribuir para agilizar a emissão dos documentos. Ainda segundo Maciel, a Câmara e a Polícia Civil já estudam a realização de um mutirão para emissões de carteiras de identidade com objetivo de atender ainda mais pessoas. A ação deve ocorrer nos próximos meses.

Para informações sobre a emissão da carteira de identidade, os interessados podem ligar para 3852 4454 ou presencialmente no Posto. Mais informações estão disponíveis no site da Câmara www.joaomonlevade.mg.leg.br.

Agendamento e taxas

Os agendamentos para a Identidade continuam sendo feitos pelo site cidadão.mg.gov.br. A gerente do Posto, Tarsila Diniz, destaca que os agendamentos são individuais e intransferíveis. Os interessados devem fazer um cadastro no site gov.br, onde é possível ter acesso ao agendamento e a vários outros serviços. “Ao cadastrar uma conta no site, o cidadão fornece várias informações particulares e que ficam a disposição para ter acesso a outros serviços. Por isto é muito importante guardar o usuário e a senha para ter acesso a outros serviços quando precisar, e não fornecer para terceiros ou pessoas que não sejam de inteira confiança”, ressaltou.

Para quem não possui a isenção de taxa, o valor a ser pago é R$95,41, a partir da segunda via. Esse valor não se refere ao agendamento, que é gratuito, e sim à emissão do documento. O boleto para pagamento da taxa é gerado ao final do agendamento.