Músico será homenageado pela Câmara de João Monlevade

por Acom CMJM publicado 02/06/2022 11h14, última modificação 02/06/2022 11h14
Resolução foi aprovada durante reunião ordinária desta quarta-feira

O músico Jairo Guedes Braga Júnior será homenageado pela Câmara Municipal de João Monlevade com o Título de Filho Ilustre do município. A homenagem é de autoria do vereador Vanderlei Miranda (PL). O projeto de Resolução 440/2022, que concede a honraria foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares na reunião dessa quarta-feira, 1º.

Segundo Vanderlei, a homenagem é em reconhecimento do povo monlevadense, por suas contribuições culturais em nível mundial, mais especificamente ao “Heavy Metal”, influenciando centenas de bandas e milhares de músicos ao redor do mundo, levando o nome da cidade por onde se apresenta.

Jairo integrou a banda Sepultura entre os anos de 1985 e 1987, além de bandas tradicionais da cultura ‘heavy metal’ local, tais como The Mist e Eminence. Atualmente ele retornou com a sua banda “The Troops of Doom”.

A data da entrega será agendada.

Aprovações em Segundo Turno e Redação Final

Foi aprovado em primeiro turno o projeto de lei 1.268/2022, que institui a “Semana dos Direitos e Deveres do Cidadão” no âmbito do Município de João Monlevade. A matéria é de autoria do vereador Belmar Diniz (PT).

Segundo o parlamentar, o objetivo é fomentar e propiciar o conhecimento dos cidadãos quanto aos seus direitos e deveres legalmente previstos. O projeto prevê, na semana de comemoração do Dia Nacional da Cidadania, celebrado em 5 de outubro, atividades como palestras com temas variados sobre direitos e deveres do cidadão. Entre os assuntos, estão abordagens na área da saúde, educação, direitos trabalhistas, Código de Posturas, Código de Obras, Plano Diretor, Código de Defesa do Consumidor, questões cartoriais, contratos, entre outros.

Pedidos de vista

O vereador Fernando Linhares pediu vista a duas matérias. O primeiro deles, ao projeto de lei 1.262/2022, de iniciativa do Executivo, que dispõe sobre medidas complementares de segurança em prevenção e resposta a emergências em áreas e edificações no âmbito do Município e dá outras providências. O outro projeto de lei 990/2017, de iniciativa do vereador Leles Pontes, que reconhece o poema ‘Monlevade, Saga’, de autoria do professor Luciano Clemente Mendes Lima, como poema-símbolo da cultura literária do Município.

O parlamentar justificou o pedido de vista às matérias devido ao vereador Leles Pontes ter se ausentado da reunião por problemas de saúde e estar impossibilitado de discutir as propostas. Leles Pontes é autor da PL 990/2017 e o propositor de um anteprojeto que antecedeu a PL 1.262.

Já o vereador Revetrie Teixeira pediu vista ao projeto de resolução 441/2022 de iniciativa do vereador Fernando Linhares, que concede o Diploma de Honra ao Mérito à Associação São Vicente de Paulo de João Monlevade. Revetrie justificou o pedido já que segundo ele, a Associação é mantenedora do hospital Margarida e que de acordo com o parlamentar, durante a semana recebeu reclamações de pacientes em relação a unidade de saúde. Ele ainda destacou que a vista é para que ele possa analisar o voto à matéria.