Médica Janaína Maciel Lopes recebe o Título de Filha Ilustre de João Monlevade

por Acom CMJM publicado 19/10/2023 14h45, última modificação 19/10/2023 14h45

Em cerimônia realizada na noite dessa quarta-feira, 18, a médica pneumologista, Janaína Maciel Lopes, foi homenageada com o título de Filha Ilustre do município de João Monlevade. A honraria foi concedida pela Câmara, por meio do Projeto de Resolução Nº 466/2023, de autoria do vereador Belmar Diniz (PT).

Em discurso, Janaína agradeceu a homenagem recebida e contou a sua trajetória, principalmente sobre o trabalho que desenvolve na cidade com a prevenção e tratamento da doença tabágica e os riscos do tabagismo. Na oportunidade, ela apresentou dados sobre os danos do cigarro na vida das pessoas.

Janaína também relatou que possui um sonho em criar um projeto que capacita os profissionais de saúde e voluntários para que propaguem informações sobre o risco do cigarro, principalmente para evitar que crianças comecem a fumar, bem como ajudar o paciente tabagista a tratar o vício.

O prefeito Dr. Laércio Ribeiro e a Secretária de Saúde, Raquel Drumond, estiveram presentes na solenidade e parabenizaram a Dra. Janaína pela homenagem recebida e pelo trabalho desenvolvido na cidade.

Em seu discurso, o vereador Belmar Diniz, elogiou a Dra. Janaína por suas realizações notáveis e expressou a gratidão da comunidade de João Monlevade por seu trabalho incansável em prol da saúde e bem-estar da população. “Dra. Janaína possui qualidades notáveis, como força, ética, determinação, papel de mãe protetora e comprometida com a comunidade e sua profissão. Esta homenagem é em agradecimento a tudo que ela representa em nossa cidade”.

Por fim, o vereador Gustavo Maciel (Podemos), que presidiu a sessão, também parabenizou e agradeceu a homenageada pelo trabalho que ela vem realizando. “Dra. Janaína é mais do que uma profissional exemplar; ela é um verdadeiro exemplo de dedicação com o trabalho e com a nossa comunidade. Parabéns pela sua dedicação e esforços na prevenção e tratamento do tabagismo, impactando positivamente a vida de tantas pessoas”.
Sobre a homenageada

Janaina Maciel Lopes, é natural de João Monlevade. Filha do senhor Raimundo da Silva e Mercês Maciel (Didico e Mercezinha, como são conhecidos). Ela formou em 1997 no curso de medicina, e se especializou em Pneumologia pela Santa Casa de Belo Horizonte, sendo também Mestre em Ensino em Saúde pela UNIFENAS-BH.

Atua tanto na rede pública, como pneumologista concursada pela Prefeitura, quanto na rede privada. Sua dedicação à saúde é evidenciada em seu trabalho de prevenção e tratamento do tabagismo, ministrando palestras em escolas e empresas.

Além disso, Dra. Janaina desempenha papéis importantes em várias instituições médicas locais, incluindo a Associação Médica de João Monlevade e a Unimed. Eleita para o Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais em 2018, representou a classe médica do Estado. Neste ano, foi empossada novamente para seu segundo mandato no Conselho, agora na função de tesoureira da diretoria.

Seu comprometimento é evidente em sua extensa lista de cargos, incluindo Diretora Científica da Associação Médica local, Membro do Conselho Fiscal e Técnico-Ético da Unimed, e Delegada Adjunta e Delegada da Delegacia Regional do CRM de João Monlevade.