Juiz Maycon Jésus será homenageado com Título de Filho Ilustre

por Acom CMJM publicado 07/03/2024 11h01, última modificação 07/03/2024 11h01
Matéria é de autoria do vereador Fernando Linhares

O juiz de direito, Maycon Jésus Barcelos será homenageado pela Câmara Municipal de João Monlevade com o Título de Filho Ilustre do Município. O Projeto de Resolução Nº 477/2024, que concede a honraria, é de autoria do vereador Fernando Linhares (UNIÃO), e foi aprovado na reunião dessa quarta-feira, 6.

A homenagem é em reconhecimento à notável carreira do magistrado, que tem se destacado por sua atuação exemplar em várias comarcas do estado de Minas Gerais, além de sua liderança e valiosa contribuição para a sociedade.

Fernando Linhares destacou os relevantes serviços prestados pelo Juiz Maycon ao longo da carreira, que incluem atuações de destaque como Juiz de Direito em diversas comarcas, assim como as várias honrarias recebidas em reconhecimento a seu trabalho. “Conheço o Dr. Maycon a mais de duas décadas. É uma pessoa de conduta ilibada, competência e principalmente, leva o nome da nossa cidade a todo estado. Fico muito feliz em poder conceder esta homenagem”.

O vereador Marquinho Dornelas (PDT) parabenizou o autor pela escolha. Também conheço o Maycon de longa data. Ele é exemplo de perseverança, de que quem acredita alcança seus objetivos”.

A entrega do título será realizada em reunião solene da Câmara, em data e horário a serem definidos.

Sobre o homenageado

Maycon Jésus Barcelos, natural de João Monlevade, é filho de João Batista Barcelos e Maria da Consolação de Oliveira Barcelos. Graduou-se em Direito no IES/FUNCEC concluindo em 2001, e estagiou no Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Em 2006, foi nomeado Assessor de Juiz, até ingressar na magistratura em 2010, ingressando no TJMG no cargo de juiz de direito, respondendo pela comarca de Malacacheta e também na cidade de Capelinha. Presidiu, como Juiz Eleitoral, as eleições municipais nos municípios de Capelinha, Angelândia e Água Boa.

Em 2012, assumiu a 2ª Vara Criminal e de Execução Penal de Ponte Nova até 2016, quando se tornou juiz em Timóteo.

Ao longo de sua carreira, recebeu várias honrarias e reconhecimento, como o título benemérito da Apae de Malacacheta, em 2010, pela doação, compromisso e disponibilidade. Em 2012, foi homenageado pela Policia Militar de Capelinha, pelos serviços prestados à sociedade e em 2014 pela PM de Ipatinga, a honraria de Colaborador Benemérito, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à corporação. Em 2016, foi homenageado pela PM de Ponte Nova, em agradecimento pela colaboração e parceria.

Entre as honrarias já recebidas estão a Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena e o Título de Cidadania Honorária de Timóteo. Em abril de 2023, foi homenageado durante o aniversário de dez anos do 58º Batalhão de Polícia Militar de Coronel Fabriciano/MG.