Jornalista recebe Medalha Mérito Cultural “Leonardo Diniz” na Câmara de João Monlevade

por Acom CMJM publicado 30/11/2022 13h55, última modificação 30/11/2022 14h11

A Câmara Municipal de João Monlevade entregou na noite dessa terça-feira, a “Medalha de Honra ao Mérito Cultural Leonardo Diniz Dias”. Os agraciados deste ano foram o jornalista Anselmo de Oliveira, o colunista Márcio Naoto Suzuki e o professor e regente, Vicente Soares.

Os homenageados foram escolhidos por uma comissão formada pelos vereadores Doró da Saúde (PSD) e Vanderlei Miranda (PL), pelo jornalista e professor, Breno Eustáquio, pelo jornalista José Carlos Rolla, e pelo Professor, Geraldo Eustáquio Ferreira (Dadinho).

Também recebeu a homenagem, o jornalista Anselmo de Oliveira. Ele iniciou sua carreira na imprensa em 1992 como colunista social no extinto jornal Folha da Região e posteriormente atuou em vários veículos de comunicação na cidade. Em 2000, teve uma coluna no extinto jornal, “O Mistifório”, e no Gazeta Regional, onde criou o evento Miss Afro Monlevade, que foi realizado pela primeira vez, em 12 de maio de 2000, no Ideal Cube e contou com 68 inscrições, resultando 14 participantes, sendo vencedora Simone Venâncio. O evento está em sua 19ª edição e contou com mais de 400 participações. Anselmo também é proprietário do site Babados e Badalos.

Emocionado, Anselmo relatou a alegria em receber a Medalha. Ele lembrou da primeira edição do “Miss Afro”, quando, segundo ele, muitos desacreditaram o projeto e o chamaram de sonhador. “O evento Miss Afro não é mais um sonho. É uma realidade de 19 anos. Tornamos respeitados e reconhecidos por todos, realizando o maior e mais tradicional evento de concurso de beleza do Médio Piracicaba”.

Os vereadores Vanderlei Miranda (PL), Belmar Diniz (PT) e a diretora da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio, parabenizaram os indicados pela homenagem e destacaram a importância da Medalha que valoriza o setor cultural do município.

Além de destacar a atuação dos homenageados, o presidente da Casa, Gustavo Maciel, ressaltou que “o município tem vivido um momento favorável à cultura e às artes” e que as ações desenvolvidas, tanto pelo Executivo quanto o Legislativo, contribuem para fomentar e enaltecer a cultura no município.

A solenidade foi encerrada com a apresentação do Coral Monlevade. Também como parte do evento, trabalhos dos artesãos membros da SolidariArte foram expostos no prédio da Câmara, onde permanecerão até sexta-feira.

Sobre a Medalha Mérito Cultural

A “Medalha de Honra ao Mérito Cultural Leonardo Diniz Dias” foi criada por meio da Resolução 464, de agosto de 2008, com o intuito de reconhecer o trabalho de pessoas ou grupos que tenham atuação de destaque na área cultural. A medalha leva o nome do saudoso Leonardo Diniz Dias, ex-vereador e ex-prefeito do município, por sua relevante contribuição para a cultura monlevadense.