Impactos causados pelas chuvas é tema de reunião na Câmara de João Monlevade

por Acom CMJM publicado 15/02/2022 11h15, última modificação 15/02/2022 11h15

Na tarde desta segunda-feira, os vereadores da Câmara Municipal de João Monlevade se reuniram com representantes do Executivo para discutirem a respeito dos impactos causados pelas chuvas e as ações adotadas pela Administração Pública.

A reunião é em atendimento ao requerimento nº 02, de autoria do vereador Belmar Diniz (PT). Além dos dados, o parlamentar solicita que sejam apresentadas as providências tomadas pelo Poder Público para atender também as demais famílias que sofreram perdas em decorrência das chuvas e que não serão beneficiadas com o Projeto de Lei nº 1.243/2022 que concede auxílio emergencial.

Participaram da reunião os vereadores o presidente da Casa, Gustavo Maciel (Podemos), e os vereadores Bruno Cabeção (Avante), Leles Pontes (Republicanos), Marquinho Dornelas (PDT), Dr. Presunto (PDT), Rael Alves (PSDB) e Thiago Titó (PDT).

Também estiveram presentes o representante da defesa Civil Municipal Edemir Alves da Silva, o Procurador Jurídico Hugo Martins, assessor de Governo Gentil Bicalho, secretário adjunto de Obras Ermelindo Hilário Martes, representante da Secretaria Municipal de assistência Social, Rita de Cássia Cruz e os representantes do setor de habitação Contrapino Miranda, Kênia Mara da Silva e Luana Magalhães.

De acordo com Edemir, a Defesa Civil e o Executivo realizaram ações preventivas, dando orientações para que às famílias deixassem as residências antes da enchente, porém apenas uma família deixou o local, seguindo as orientações do órgão. Ele ainda destacou que após o ocorrido, as famílias foram encaminhadas para a Escola Alberto Scharle, albergue municipal e algumas preferiram ir para casa de parentes. Ao todo, segundo Edemir, 164 residências foram atingidas pelas enchentes.  Ele ainda informou que a Defesa Civil atendeu no município, neste período de chuvas, outras 225 ocorrências.

Edemir alertou que segundo a Defesa Civil Estadual, há previsão de chuvas para os próximos 15 dias, com volume acima do esperado.

A representante da Secretaria de Assistência Social, Rita de Cássia, também endossou que foram prestadas toda a assistência aos atingidos. As 14 famílias abrigadas totalizaram 41 pessoas. Elas também receberam atendimento médico na Unidade de Saúde do Vila Tanque e atendimento psicológico da Assistência Social. Café da manhã, almoço, café da tarde e jantar também foram servidos. De acordo com ela, os imóveis invadidos pelas águas da enchente foram visitados pelos servidores da Secretaria, que contabilizaram 545 pessoas atingidas. Rita lembrou que o Governo Estadual irá conceder auxílio de R$1.200 para cada pessoa desalojada ou desabrigada. O valor será pago em 3 parcelas.

Em relação ao auxílio emergencial que será concedido pela Prefeitura às famílias atingidas pela enchente no valor de R$5 mil, o procurador Jurídico Hugo Martins informou que o repasse deve ocorrer ainda este mês. Ele relatou que um cadastro prévio já foi feito com as famílias. Em relação as demais pessoas que foram atingidas pelas chuvas, Hugo disse que todos os casos estão sendo avaliados. Ele adiantou que o Executivo já está trabalhando para modificar a lei que dispõe sobre concessão do aluguel social ampliando para os casos atendidos pela Defesa Civil. Segundo ele, a a matéria deve ser enviada para votação na Câmara nas próximas semanas.