Ex-integrante da banda Sepultura é homenageado pela Câmara de João Monlevade

por Acom CMJM publicado 19/08/2022 08h40, última modificação 19/08/2022 08h40

Por meio de Projeto de Resolução, de autoria do vereador Vanderlei Miranda (PL), o guitarrista e baixista Jairo Guedes Braga Júnior foi homenageado pela Câmara Municipal de João Monlevade.

Ele, que é natural do município, recebeu o Título de Filho Ilustre, entregue em solenidade no Legislativo na noite dessa quarta-feira, 17. A homenagem é em reconhecimento do povo monlevadense ao Jairo, pelas contribuições culturais em nível mundial, mais especificamente ao “Heavy Metal”, influenciando centenas de bandas e milhares de músicos ao redor do mundo, levando o nome da cidade por onde passa.

Jairo integrou a banda Sepultura entre os anos de 1985 e 1987, além de bandas tradicionais da cultura ‘heavy metal’ local, tais como The Mist e Eminence. Atualmente ele retornou com a sua banda “The Troops of Doom”.

Em discurso, Jairo falou da satisfação em receber a homenagem. Ele lembrou do tempo em que morou na cidade e dos primeiros contatos com o estilo musical, rock. “Em meio a alguns discos que tinha em minha casa, encontrei um disco do Elvis Presley. Essa foi a pedra fundamental que me levou a uma paixão com o Rock´n Roll. Eu passei a ouvir a música, ver filmes do Elvis e a querer entender como era ser como ele”.

Jairo ainda relatou que mudou para Belo Horizonte ainda jovem. Ele estudou no Colégio Santo Antônio, onde conheceu o Max e Igor Cavalera, com quem fundou a banda Sepultura. “A banda me proporcionou várias oportunidades de conhecer outros países e pessoas, além de levar o nome da minha cidade natal para os continentes e países por onde passei. Hoje sou grato por esta homenagem. João Monlevade foi a base da minha formação e me proporcionou todos os primeiros melhores momentos da minha vida”.

O autor da homenagem, Vanderlei Miranda, parabenizou e destacou o trabalho de Jairo com a música. Ele contou que por meio do seu filho e do professor Anderlon Azevedo, surgiu a ideia em prestar a homenagem. “João Monlevade é uma cidade rica em talentos. Agradeço ao Jairo por sempre levar o nome da nossa cidade por onde passa”. Vanderlei concedeu parte do seu tempo de discurso com o professor Anderlon, com quem ele dividiu a autoria da homenagem.

Anderlon, que é formado em história, contou que em janeiro de 2021 concedeu uma entrevista na qual relatou sobre a trajetória musical do município. Ele destacou que a cidade exporta muitos talentos e que por algumas vezes eles passam despercebidos. “Foi devido a isto que eu sugeri que fosse feita a homenagem ao Jairo. Ele não foi somente o guitarrista da banda Sepultura, a presença dele que fez a banda existir. Jairo é um guitarrista com grande personalidade e ,que talvez se não fosse por ele, o Sepultura não seria conhecido em lugar nenhum do mundo”.

Por sua vez, o presidente da Casa, Gustavo Maciel (Podemos), parabenizou o homenageado e o legado construído por ele. “Sem dúvida você é um exemplo para os jovens que se interessam não só pela música, mas pela cultura e pela arte de modo geral”. Maciel ainda destacou a importância das honrarias entregues no Legislativo. “Foi por meio desta indicação que tomamos conhecimento do trabalho deste grande artista que tanto contribuiu para o cenário musical, não somente do nosso país, mas também do mundo”.

Sobre o homenageado

O músico Jairo Guedes Braga Júnior nasceu em João Monlevade, em 1968 e mudou-se para Belo Horizonte na década de 1980.

Sua trajetória musical na capital mineira foi marcada por ter feito parte do conjunto mundialmente conhecido como Sepultura entre os anos de 1985 e 1987, além de bandas tradicionais da cultura ‘heavy metal’ local, tais como The Mist e Eminence, essas, igualmente respeitadas em todos os continentes, tomando como referência o cenário underground do rock e incluindo todos os seus subgêneros.

Jairo foi peça essencial no processo de composição e execução das referidas bandas nos álbuns os quais se fez presente, além de influenciar centenas de grupos e milhares de músicos ao redor do mundo.

Deixou o grupo por razões pessoais, mas não sem antes contribuir com partes de composições que iriam se tornar músicas completas para entrar no próximo álbum do Sepultura, o “Schizophrenia”.

Durante sua passagem na banda de ‘Thrash Metal’ The Mist, entre os anos de 1989 a 1996 gravou três discos de suma importância para o meio do metal underground: “The Hangman Tree”, “...Ashes to Ashes, Dust to Dust...” e “Gottverlassen”. O primeiro que conta com a sua participação, figura entre os melhores discos de metal já lançados no Brasil, dadas a sua qualidade técnica e execução refinada dos músicos envolvidos.

Em sua nova empreitada, já nos anos 2000, Jairo foi responsável pelas gravações do baixo nos álbuns “Chaotic System” e “Humanology”, da também belo-horizontina Eminence.

Após um pequeno hiato, Jairo Guedes retorna com a sua nova banda: “The Troops of Doom”. Apesar da jovialidade, o grupo já possui registros lançados oficialmente por gravadoras do Brasil, França, México, Grécia, Portugal, Peru e se prepara para embarcar em uma turnê mundial levando sua música (e suas origens) para outros continentes.