Evento de Entrega de Honrarias celebra destaques de João Monlevade

por Acom CMJM publicado 10/07/2023 07h33, última modificação 10/07/2023 07h33
Pela primeira vez, a Câmara Municipal de João Monlevade realizou um evento conjunto para a Entrega das Honrarias. A solenidade, que ocorreu no salão nobre do Real Esporte Clube na noite dessa quinta-feira (06/07), contou com a entrega de título de Cidadão Honorário, Filho Ilustre, Honra ao Mérito e Mérito Desportivo.

Durante a cerimônia, foram concedidas honrarias a oito homenageados, cada um deles representando uma história inspiradora de dedicação e compromisso com a cidade. O primeiro grupo a ser agraciado foi composto por três personalidades que receberam o título de Cidadão Honorário de João Monlevade: José Alberto Grijó indicado pelo presidente da Casa, Fernando Linhares (União); Robson Batista Penha indicado pelo vereador Vanderlei Miranda (PL) e Walter Fernandes Carneiro indicado pelo vereador Leles Pontes (Rep.). Essa honraria é destinada a pessoas que, apesar de não serem naturais da cidade, demonstram um profundo amor e dedicação ao município.

Outro homenageado da noite foi Cláudio Geraldo Pereira, reconhecido como Filho Ilustre de João Monlevade. A indicação é do vice-presidente Gustavo Maciel (Podemos). Também foram entregues Diploma de Honra ao Mérito à Sebastião do Carmo de Souza, indicado pelo 2º Secretário, Revetrie Silva Teixeira (MDB). Por motivos de saúde, Sebastião não pode comparecer ao evento e a honraria será entregue a ele posteriormente. Ainda na solenidade, receberam o Diploma de Honra ao Mérito a Associação Cultural Marujos de João Monlevade, proposta pelo vereador Gustavo Prandini (PTB) e o Depósito Katuny – Katuny Shopping da Construção, indicado por Marquinho Dornelas (PDT).

Por fim, foi entregue o Mérito Desportivo à Mariana Mendes Motta de Souza. A homenagem foi indicada por Bruno Cabeção (Avante).

Durante a solenidade, os vereadores fizeram uso da palavra para expressarem a importância dos homenageados e os motivos pelos quais foram indicados para receber a honraria.

Emocionados e agradecidos pela honraria, os homenageados expressaram a alegria pela indicação. Cada um deles aproveitou a ocasião para agradecer às pessoas que os apoiaram ao longo de suas jornadas, ressaltando a importância do trabalho em equipe e do amor pela comunidade.

Durante seu discurso, o presidente da casa, Fernando Linhares, ressaltou a importância dos homenageados como exemplos a serem seguidos por todos, inspirando o comprometimento em busca da excelência e o trabalho incansável pelo bem-estar da comunidade.

Além do presidente, Fernando Linhares, também estiveram presentes o Vice-Presidente Gustavo Maciel, 1º Secretário Pastor Lieberth, 2º Secretário Revetrie Teixeira, vereadores Belmar Diniz, Bruno Cabeção, Doró Da Saúde, Gustavo Prandini, Leles Pontes, Marquinho Dornelas e Vanderlei Miranda, o assessor de governo, Gentil Bicalho, chefe de gabinete, Geraldo Giovani, delegado de Polícia Civil, Bernardo de Barros Machado, comandante da Polícia Militar, Edivaldo Ramos Fernandes e demais autoridades locais.

Sobre os homenageados

- José Alberto Grijó nasceu em Dom Silvério, em 1948. Ele é casado com Maria Denise Alves Simões. Grijó

trabalhou desde cedo no comércio e em bancos. Em 1966, foi transferido para a agência de João Monlevade, onde se estabeleceu e formou família.Em 2003, aposentou-se como Gerente Operacional do Banco Real, onde trabalhou por muitos anos. Além disso, é membro da Loja Maçônica Luz do Vale e foi provedor do Hospital Margarida em João Monlevade entre 2014 e 2016, reassumindo o cargo em 2020 e sendo reeleito em 2022, cargo que permanece até hoje.

- Robson Batista Penha é natural de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, em 1968. Após se formar em Farmácia, ingressou na carreira militar, mas deixou para se especializar em Bioquímica. Iniciou sua carreira profissional na Santa Casa de Misericórdia de Vitória e posteriormente gerenciou o Laboratório da Unimed Emergência de Vitória. Mudou-se para o Sul da Bahia para trabalhar como bioquímico responsável pelo Hospital Paineiras. Em 1998, aceitou a oferta de arrendamento do Laboratório Central em João Monlevade. Contribui para entidades locais como o Asilo de João Monlevade, APAE, Colônia Bom Samaritano e APASMON. Completará 25 anos de residência na cidade no próximo ano, expressando gratidão a Deus, familiares, Maçonaria e amigos.

- Walter Fernandes Carneiro nasceu em Dom Silvério em 8 de novembro de 1941. Começou a trabalhar na ferraria aos onze anos para ajudar no sustento de sua numerosa família. Em 1969, casou-se e teve quatro filhos. Mudou-se para João Monlevade em 1975 para se associar a Forjaria Júpiter, empresa até então gerida pelos seus cunhados. Em 1979, fundou sua própria empresa, a Cor Chapas. Participou ativamente na diretoria do Floresta Clube por cerca de vinte e cinco anos. Após se aposentar, dedica-se à família, ao seu sítio e à sua paixão pela pesca. Sua vida exemplar influenciou e ajudou na formação de diversos profissionais, e sua empresa emprega atualmente mais de 600 pessoas.

- Cláudio Geraldo Pereira, é natural de João Monlevade e possui vasta experiência na indústria e atuação em importantes projetos no exterior. Ele é sócio proprietário da empresa Hangar Seguros e Turismo.Além disso, foi professor nos cursos de Administração de Empresas e Contábeis da Funcec. Sua dedicação também se estende aos trabalhos voluntários e participação em diversas associações. Ele foi diretor do Real desde 2010, sendo presidente do Conselho por duas vezes e atualmente Presidente da Diretoria do Clube.

- A Associação Cultural Marujos de João Monlevade, antes Guarda de Marujos de Nossa Senhora do Rosário, foi criada em 11 de outubro de 1951, com apenas 6 integrantes, sob a liderança do Senhor Benedito Sotero de Souza, contando, hoje, com aproximadamente 100 integrantes. O objetivo de sua criação foi comemorar a abolição da escravidão. As atividades da Associação se constituíram em importante movimento cultural e religioso para a cidade. Em 2010, a Guarda de Marujos conquistou o título de bem cultural imaterial do município, diante do valor histórico que representa para a comunidade.

- Sebastião do Carmo de Souza, conhecido como Tião Barão, tem 65 anos e nasceu em João Monlevade. Ele trabalha como borracheiro e administra a Borracharia Sion na Avenida Alberto Lima. Tião Barão foi casado com Edileusa Aparecida Silva e tem dois filhos. Ele nasceu em uma família de princípios sólidos e valores humanitários, sendo o filho caçula de José do Carmo e Benícia e Anselmo de Lana. Seu pai, José do Carmo, era um fazendeiro generoso que ensinou os filhos sobre respeito, trabalho e caridade. José do Carmo fez várias doações para ajudar famílias a construírem suas casas no bairro Jacuí de Cima, além de contribuir para a construção de igrejas na região. Outra doação realizada por ele foram os lotes onde encontra-se a nova Igreja São Maria de Monfort.

- O Deposito Katuny iniciou as atividades em 1989 tendo como idealizadores os casal Sebastião e Neide. Em 2005, o depósito foi instalado em sede própria. Em 2012 a empresa passou a integrar a Rede GMais, contando com grande variedade de produtos para a construção civil. A empresa sempre

se destacou pelo seu quadro de funcionários majoritariamente feminino. Atualmente são 23 três funcionários diretos, sendo oito homens e quinze mulheres. No setor social, a empresa contribui mensamente com as instituições: Casa de Missões, APAE e Colônia Bom Samaritano. Vale destacar também a ação social promovida pela empresa em parceria com a arquiteta Larissa Reis, onde foram doados todo o material para reforma de quatro ambientes de casa, beneficiando quatro famílias diferentes na cidade.

- Mariana Mendes Motta de Souza é uma atleta monlevadense com uma trajetória esportiva de destaque. Iniciou sua carreira no futsal aos 13 anos, integrando a seleção de João Monlevade e conquistando títulos importantes. Paralelamente, cursou Educação Física na UNILESTE e se especializou em Futsal e Futebol. Além do futsal, também se dedicou ao treinamento físico, atuando como personal trainer e trabalhando com diferentes grupos, como mulheres e pessoas idosas. disputou importantes competições como o JIMI, Campeonato Metropolitano, Campeonato Mineiro e outras, sendo campeã metropolitana em 2009 com um gol de canhota no segundo tempo da prorrogação. Atualmente, representa João Monlevade em diversas modalidades esportivas, como duathlon, mountain bike e corrida de rua, além de possuir sua própria marca de assessoria esportiva. Nas áreas sociais, trabalhou com mulheres e pessoas da terceira idade da Igreja Quadrangular e também no projeto Meninos do Morro.

error while rendering plone.comments