Estudantes de João Monlevade participam da etapa Estadual do Parlamento Jovem

por Acom CMJM publicado 27/09/2022 16h20, última modificação 27/09/2022 16h20

Na última sexta-feira, 23, os estudantes da cidade de João Monlevade estiveram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Belo Horizonte para prestigiar a votação das propostas do Parlamento Jovem 2022. Na ocasião, foi realizada a Plenária Estadual do projeto, que contou este ano com a participação de 121 câmaras municipais, divididas em 18 polos regionais. A cidade de João Monlevade integra o Polo Médio Piracicaba, composto também pelas cidades de Itabira, Dionísio e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Nesta edição, o tema em discussão foi "Saúde mental do jovem". A etapa estadual teve início na última quarta, (21), quando 6 alunos do polo Médio Piracicaba foram escolhidos para representar a região. Eles ficaram na capital e participaram, na quarta e quinta-feira, das discussões e análise das propostas enviadas por todas as cidades. Na sexta-feira, foi realizada a votação das matérias que compuseram o documento final do projeto. As propostas foram divididas em três subtemas: políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e uso saudável das novas tecnologias.

O documento final foi entregue para a deputada Ana Paula Siqueira, que irá encaminhar as propostas à Comissão de Participação Popular. Por sua vez, a Comissão se encarregará de analisar as sugestões e transformá-las em requerimentos, projetos de lei ou outras iniciativas.

Duas alunas de João Monlevade foram escolhidas para defender as propostas durante a Plenária Estadual em Belo Horizonte. Pela primeira vez, participando do Parlamento Jovem, a aluna Camile Magalhães Reis, da Escola CERP, falou da experiência. “Eu nunca imaginei que participaria de um projeto com tanta amplitude. O Parlamento Jovem me ajudou muito a melhorar minha comunicação e a me posicionar. O projeto também possibilitou que eu conhecesse muitas pessoas. Acredito que esta experiência vai agregar muito na minha vida, tanto no lado pessoal quanto profissional”.

A aluna Sthefany Ferreira Mendes Batista, da escola Manoel Loureiro também contou que foi a primeira vez que participou do projeto. Para ela, a experiência foi “a melhor coisa que aconteceu este ano”. “O PJ foi muito mais do que um projeto para elaboração de leis. Ele deu a nós, jovens, a oportunidade de fazer a diferença e de participar das decisões políticas. Espero que o projeto seja ainda mais valorizado e que mais jovens possam participar”, disse.

Tema para o próximo ano

Para 2023, o tema a ser abordado no Parlamento Jovem será “Jovem e mercado de trabalho”. A escolha foi realizada, na manhã da quinta-feira, na ALMG, durante a etapa estadual do projeto.

O tema foi eleito por 190 votos de jovens do ensino médio do Estado e concorreu com outros dois: “Jovem e educação financeira” e “Jovem e acesso à cultura”.

A escolha do tema é feita diante uma lista de sugestões apresentadas pelas cidades. O tema escolhido para o próximo ano foi sugerido pelos jovens do Polo Médio Piracicaba. A coordenadora Nilma do Carmo Vieira Linhares explicou que o mesmo assunto também foi sugerido por outras cidades. “No dia da votação todos as sugestões são reunidas e levadas à votação. Outros polos também apresentaram o tema escolhido. Ficamos satisfeitos em saber que a ideia também surgiu do nosso polo”.

Saiba mais sobre o Parlamento Jovem Minas

O projeto é desenvolvido em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), PUC Minas e câmaras municipais, e está em sua 18ª edição. O PJ tem como objetivo fomentar a formação dos jovens, de forma a incentivá-los a participar ativamente da política, propor melhorias e exercer de fato a cidadania. João Monlevade a cidade da região que mais vezes participou do Parlamento Jovem. A coordenação do projeto no município é de responsabilidade das servidoras Giullia Leite, Nilma Linhares, Natasha Barcellos, Juliana Mara Pereira e Leticia Mafra.