Estudante recebe Moção de Aplausos na Câmara Municipal

por Acom CMJM publicado 30/03/2023 14h55, última modificação 30/03/2023 14h55

Na noite dessa quarta-feira (29/03), o estudante Kauã Vitor Mota foi homenageado com Moção de Aplausos na Câmara Municipal de João Monlevade. A homenagem é de iniciativa do vereador Gustavo Prandini (PTB) e segundo ele, é “em reconhecimento e valorização do trabalho desenvolvido por Kauã que atua com foco e dedicação, fazendo bom uso das redes sociais e demonstrando habilidades incomuns para sua idade”.

Gustavo Prandini parabenizou Kauã e falou da alegria em poder conceder a homenagem. Por também gostar de tecnologia, Prandini destacou que este foi um dos fatores que o levou a indicar a Moção ao Kauã, como forma de incentivo ao adolescente, bem como para ressaltar a importância do uso adequado e saudável das tecnologias. “Estamos numa sociedade de muita informação, mas nem toda informação produz conhecimento. É preciso ter essa visão de separar o que é informação na internet que gera conhecimento e educação e desenvolvimento da nossa juventude e a informação que só prejudica”.

Em discurso, o presidente da Casa, Fernando Linhares (União), parabenizou o homenageado pelas habilidades que ele tem desenvolvido. “O que mais impressiona em Kauã é sua capacidade de ser solidário, de incentivar outros jovens e de compartilhar seu conhecimento de forma generosa e desinteressada. Ele é um exemplo para todos nós de como podemos usar nossas habilidades e conhecimentos para fazer a diferença em nossa comunidade e em nosso país”. Linhares também destacou a participação dos pais tanto na criação quanto no incentivo ao adolescente.

Por sua vez, kauã agradeceu a homenagem recebida e o apoio dos pais e amigos. Na oportunidade ele contou um pouco da sua paixão por jogos, em particular o Minecraft, que vem desde os 6 anos de idade. Segundo ele, o jogo o ajudou a despertar o interesse pela programação além de contribuir com sua criatividade. Com 7 anos, Kauã contou que entrou em uma escola de programação onde aprendeu a criar e programar robôs e aplicativos. Ele também destacou a importância de ensinar tecnologia e inovação de maneira divertida e acessível, para que as gerações atuais não sejam prejudicadas pelo avanço tecnológico.

Ainda em sua fala, Kauã lembrou dos momentos difíceis que viveu ao lado da família, quando segundo ele, seu pai perdeu o emprego como caminhoneiro devido à automação dos caminhões, e como isso afetou a família. Sobre os objetivos futuros, kauã disse que já estuda inglês e quer fazer intercâmbio.

Sobre Kauã

Kauã Vitor Mota, tem 13 anos, e é natural de João Monlevade. Ele é filho de Gilmar Correa Mota e Cidinha Mota e mora no bairro Cruzeiro Celeste. Atualmente, cursa a 8ª série do Ensino Fundamental no Colégio Kennedy. Desde cedo, Kauã desenvolveu interesse pelo mundo digital e inovação, começando a criar jogos e aplicativos.

Além disso, ele também tem ministrado palestras, tendo se apresentado em empresas e instituições como a Vale, Acimon, Sebrae, Câmara Municipal de Santa Bárbara e Unifei/Itabira.

Kauã também tem se destacado como estudante e influenciador digital. Ele utiliza seu canal no Instagram para discutir temas como tecnologia, web 3.0, segurança na internet e criptografia, além de curiosidades do mundo. Ele também trabalha com marketing digital para ajudar empresas a aumentarem suas vendas.

Kauã é um jovem responsável, solidário e dedicado, que busca compartilhar conhecimento e incentivar a educação e oportunidades para todos.