Escritor monlevadense lança autobiografia na Câmara Municipal

por Acom CMJM publicado 06/10/2023 08h52, última modificação 06/10/2023 08h52
Lançamento será na próxima segunda-feira, 9, às 18h30

Na próxima segunda-feira (9), às 18h30, a Câmara Municipal de João Monlevade receberá o lançamento da autobiografia do escritor Mário Sérgio Rodrigues Ananias. Ele, que é natural de João Monlevade, apresenta a obra “Sobre Viver com Pólio – Desafios e Superações de uma criança com restrições motoras”.

Conforme o autor, o livro não é ficcional. Ao contrário, traz um relato pessoal, com o olhar de quem sobreviveu à terrível paralisia infantil, além de dados históricos sobre a doença que acometeu milhares brasileiros ao longo dos anos. Mário relembra do surto de poliomielite que acometeu o país na década de 1950, vitimando muitas crianças em Monlevade e região, inclusive, ele mesmo.

O escritor monlevadense Mário Sérgio, radicado em Brasília há 14 anos, nasceu em 1957. Ele é filho de José Ananias e Therezinha Rodrigues Ananias. Aos seis meses de vida, foi acometido pela paralisia infantil. No livro, ele relata memórias e desafios de como viver com a poliomielite.

É entre as lembranças da infância nos bairros Carneirinhos e Vila Tanque, que a obra mergulha na história de superação dos desafios, ampliados pela deficiência adquirida, trazendo relatos da vida social e da memória local da época.

Sem desabafo de autopiedade ou de vitimismo, Mário Sérgio conta que busca traduzir as consequências de ter tido as funções motoras comprometidas e retrata também, com visão sensível, os impactos nos familiares e pessoas próximas a uma criança acometida pela paralisia infantil.

O texto, classificado como autobiográfico pelo autor, é ambientado nos locais em que viveu em João Monlevade. “Por isso, faço questão de lançar a obra em João Monlevade, minha cidade natal, onde tudo se passou”, afirma.

No dia do lançamento, a enfermeira e coordenadora da Vigilância em Saúde (Visa), da Prefeitura de João Monlevade, Viviane Ambrósio Passos fará uma palestra sobre a importância da vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), doença contagiosa aguda causada por vírus e que pode infectar tanto crianças quanto adultos.

O evento de lançamento tem apoio da Associação de Cooperação e Integração dos Portadores de deficiência de João Monlevade (Acinpode), Câmara Municipal e curadoria do jornalista, professor e escritor Erivelton Braz.

Lançamentos

O livro “Sobre Viver com Pólio” já foi lançado em Brasília, será lançado em Belo Horizonte, no sábado (7), em encontro dos monlevadenses e já está disponível em várias plataformas digitais do Brasil e do exterior, como a conhecida Amazon, tanto na versão física, quanto na versão digital (ebook).