Criação de Posto de Coleta Externa de Sangue em João Monlevade é tema de reunião entre autoridades

por Acom CMJM publicado 11/03/2022 08h20, última modificação 11/03/2022 08h43
Instalação do Posto vem sendo discutido para facilitar o acesso dos doadores e aumentar o estoque de sangue

Na manhã desta quinta-feira, 10, o presidente da Câmara de João Monlevade Gustavo Maciel (Podemos), se reuniu de forma remota com as servidoras do Hemominas Júnia Cioffi (Presidente), Maísa Ribeiro (diretora técnica), Maria José Trancoso e Viviane Garro Amorim; o prefeito de João Monlevade Dr. Laércio Ribeiro; a secretária Municipal de Saúde, Raquel Drumond; o prefeito de São Domingos do Prata e presidente da AMEPI, Fernando Rolla e a Secretária Executiva da AMEPI, Christiane Linhares Vale. O encontro foi para tratar a respeito da instalação de um Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), na cidade.

De acordo com Gustavo Maciel, o Posto irá contribuir para que mais pessoas da região possam fazer a coleta no município, sem a necessidade de deslocar até Belo Horizonte. A medida irá contribuir também, segundo Maciel, para aumentar o estoque de sangue do Hemominas. “Tenho lutado desde o início do mandato para que seja instalado um PACE no município e tenho contado com o apoio dos colegas parlamentares, em especial do vereador Dr. Presunto. O Deputado Estadual Tito Torres também está empenhado e intermediou a realização desta reunião. Sabemos que há muitas pessoas interessadas em doar sangue e há dificuldade no deslocamento até a capital. Com a instalação do Posto na cidade, mais pessoas terão acesso, aumentando assim o estoque de sangue”, falou.

A Diretora Técnica do Hemominas, Maísa Ribeiro, explicou que para a instalação do Posto é necessário que o município disponibilize um espaço para que as coletas sejam realizadas. O local, segundo ela, deve possuir aproximadamente 200 m2 e atender alguns requisitos como, por exemplo, sala para cadastro, dois consultórios para triagem clínica, sala para triagem hematológica, sala de coleta, sala de recuperação, banheiros, espaço para entrega de pré e pós lanche e cozinha.

Ainda de acordo com Maísa, inicialmente, caso o PACE seja instalado, os atendimentos seriam feitos de 15 em 15 dias, podendo ser ampliados conforme demanda. Ela também destacou que os profissionais que atuarão no Posto serão de responsabilidade do município. Maísa se comprometeu a enviar um projeto atualizado com todos os requisitos para que possa ser estudado. Ela também informou que após a indicação do local, engenheiros do Hemominas farão a vistoria.

O presidente da AMEPI, Fernando Rolla, destacou a importância de trazer o Posto para a região. Ele informou que irá se reunir com os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios para discutir o assunto e ver a possibilidade de como as cidades poderão contribuir para a manutenção do local.

O prefeito Dr. Laércio Ribeiro também se colocou a disposição para encontrar, junto à Secretaria de Saúde um local adequado para a instalação do PACE.

Nos próximos dias, após receberem o projeto atualizado do Hemominas, as autoridades voltarão a se reunir para dar continuidade as conversas.