Corpo de Bombeiros, rotativo e questões da saúde são discutidos em reunião ordinária

por Acom CMJM publicado 03/07/2017 11h38, última modificação 03/07/2017 11h38

A reunião ordinária da Câmara de João Monlevade dessa quarta-feira, 15, foi marcada por importantes debates propostos pelos vereadores. Os assuntos variaram desde a instalação de um Corpo de Bombeiros no município até o serviço de estacionamento rotativo existente na cidade.

O vereador Thiago Titó (PDT) foi um dos que falou sobre os bombeiros. Para ele, o assunto deve ser sempre discutido nas reuniões da Casa, a fim de não deixar cair no esquecimento. A fala do vereador ganhou apoio com os edis Fábio da Prohetel (PP) e Revetrie da Saúde (PMDB). Os dois se propuseram a somar forças para que a implantação do Corpo de Bombeiros na cidade seja uma realidade.

Outro assunto sempre discutido na tribuna da Câmara e que já foi inclusive tema de audiência pública é o estacionamento rotativo na cidade. O vereador Belmar Diniz (PT) fez um alerta durante seu tempo na tribuna sobre a quantidade de multas geradas a partir da implantação do serviço. “Mais uma vez reforço a importância de se divulgar amplamente para a população as informações sobre o serviço. A publicidade continua falha. Além disso, são poucos monitores para cobrir a área central e poucas lojas credenciadas para vender os créditos para estacionamento”, destacou.

Belmar também fez um alerta sobre a Leishmaniose, outro assunto tema de audiência pública na Câmara. Ele disse que uma pessoa está internada no Hospital Margarida, vítima da doença, e há suspeitas de que uma senhora faleceu pelo mesmo motivo. Para ele, a sujeira na cidade, em especial nos lotes, e a quantidade de cachorros soltos pelas ruas é alarmante. O petista cobrou a limpeza dos lotes por parte de seus proprietários. O alerta teve apoio de Thiago Titó e de Vanderlei Miranda (PR).

Saúde também é discutida

O vereador Revetrie da Saúde (PMDB) também cobrou posicionamento da Prefeitura no que diz respeito aos serviços de saúde. Segundo ele, a forma como vem sendo feito o agendamento para consulta e exames precisa ser repensado pela secretária municipal, Andréa Peixoto. “As filas são sempre grandes e muitos saem sem conseguir agendar consultas, em casos até de urgência. A saúde é um serviço muito importante para ser tratada como está sendo”, declarou Revetrie, que se comprometeu a acompanhar de perto a situação.

Dois projetos em pauta

Dois projetos entraram para leitura na reunião desta quarta-feira. O projeto de Lei nº 959/2017, de iniciativa do vereador Pastor Carlinhos (PMDB), que altera o parágrafo único do art. 18 da Lei Municipal nº 2.190, de 03 de novembro de 2016. A alteração é para que taxistas que participaram da mais recente licitação para prestar o serviço possam também cadastrar motoristas reservas. O outro projeto, de Resolução, de autoria do vereador Sinval Dias (PSDB), dispõe sobre as condições para aprovação de normas no Poder Legislativo que afetem a coletividade dos servidores ou vereadores.

Reunião suspensa

A reunião ordinária foi suspensa quando manifestantes chegaram à porta da Câmara. Eles manifestaram contrários à reforma da Previdência proposta pelo Governo Federal. Alguns deles se deslocaram até o Plenário. Nesse momento, o presidente da Câmara, Djalma Bastos (PSD), suspendeu os trabalhos e, juntamente com os demais vereadores, desceu até a entrada da sede do Legislativo a fim de conversar com os manifestantes. “Aqui é a Casa do Povo. A Câmara Municipal sempre estará de portas abertas para receber manifestações pacíficas. Somos todos cidadãos e podemos e devemos cobrar nossos direitos de forma respeitosa para com o próximo”, declarou Djalma. Após breve diálogo com os manifestantes, os vereadores retornaram ao Plenário e retomaram a reunião.