Comissão de Participação Popular realiza mais uma reunião com participação do cidadão na Tribuna

por Acom CMJM publicado 30/03/2022 11h33, última modificação 30/03/2022 11h33

Nessa terça-feira, 29, a Comissão de Participação da Câmara Municipal de João Monlevade promoveu mais uma reunião. O encontro é destinado para que o cidadão possa fazer o uso da Tribuna Popular. Desta vez, a pedagoga Danielle Aparecida Silva Pinto se inscreveu para sugerir a criação do Centro de Avaliação e Intervenção para crianças e adolescentes. Segundo Danielle, o objetivo é atender educandos que apresentam Transtornos do Espectro Autista (TDAH).

Ainda em sua fala, Danielle explicou que o espaço visa estabelecer ações integradas, que contribuam por meio de uma dinâmica interativa com o desenvolvimento e aprendizagem dos educandos. Ela ainda destacou que para que o projeto possa ser desenvolvido é preciso a formação de uma equipe multidisciplinar composta por neuropediatra, psicólogo, psicopedagogo e neuropsicopedagogo que farão as avaliações e o diagnóstico das crianças com TDAH, dislexia, discalculia, disortografia e comorbidades.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão, Marquinho Dornelas (PDT) e contou com as presenças dos vereadores Belmar Diniz (PT), Revetrie Teixeira (MDB) e Doró da Saúde (PSD). Também estiveram presentes a Secretária Municipal de Assistência Social, Marinete da Silva Morais, representante da Secretaria Municipal de Educação, Raquel Diniz, a coordenadora da Divisão de Saúde Mental Infantil Eliana Bicalho Ferreira, bem como demais representantes da Divisão: Rosangela Ribeiro, Renata Viana Gomide e Vitor Dornelas Iglesias, além do assessor de Diretoria do Executivo José Gomes.

Todos os participantes parabenizaram a proposta apresentada. A representante da Secretaria de Educação, Raquel Diniz, relatou que para que o projeto seja implantado, é preciso que todas as Secretarias envolvidas trabalhem em conjunto. Segundo ela, a Secretaria já trabalha nestas questões e que inclusive deverá ser encaminhado para a Câmara um projeto para ser apreciado e votado pelos vereadores, que dispõe sobre a obrigatoriedade de um psicólogo e assistente social na rede municipal de ensino.

A Secretária de Assistência Social, Marinete Morais, endossou a fala da Raquel, no que diz respeito à importância de a rede estar unida para tratar sobre o assunto, já que muitas vezes, alguns casos chegam primeiro à Assistência Social. Ela ainda destacou a importância do município ter mais um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). “Há municípios menores que possuem dois CRAS. A implantação de mais um Centro no município é de extrema importância para que possa atender a demanda da proteção social básica, além de fortalecer a rede de atendimentos”.

A coordenadora da Divisão da Saúde Mental Infantil, Eliana Bicalho, lembrou que o setor tem trabalhado com foco na atenção primária e na promoção de saúde. Segundo ela, mensalmente a Divisão promove um Fórum Intersetorial da Saúde Mental da Infância e Adolescência onde são discutidas políticas públicas sobre o assunto. Ainda em sua fala, Eliana informou que será inaugurado no mês de abril o Centro de Assistência Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPS-i).

Rosangela Ribeiro falou da alegria em saber que a Câmara tem se preocupado em discutir ações sobre a saúde mental. Dentre essas ações, Rosângela destacou o projeto que cria o Dia Municipal de Enfrentamento à Psicofobia, aprovado no Legislativo, e a inserção da Câmara ao Parlamento Jovem, que neste ano vai abordar o tema “Saúde Mental dos Jovens”.

De acordo com o vereador Marquinho Dornelas, a reunião da Comissão de Participação Popular não tem como propósito uma solução imediata, mas sim, receber e analisar o problema ou sugestão apresentada. Segundo ele, os assuntos tratados no encontro serão analisados e encaminhados por meio de ofícios, projetos, anteprojetos ou indicações aos devidos órgãos competentes.