Comissão de Participação Popular realiza primeira reunião para ouvir os cidadãos

por Acom CMJM publicado 25/06/2021 15h35, última modificação 01/07/2021 11h33

Os dois primeiros inscritos para usar a Tribuna Popular durante a reunião da Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal de João Monlevade foram ouvidos nesta quinta-feira, 24, no Legislativo.

O primeiro a falar foi o morador do bairro Teresópolis, Fábio Luiz de Figueiredo. Ele parabenizou os parlamentares pela iniciativa. “Sempre foi um desejo meu, de que o vereador estivesse mais próximo do povo. Este dia está marcando um divisor de águas no município. Agora estamos cada vez mais próximos”, falou.

Fábio usou a tribuna para cobrar sobre o abastecimento de água no bairro Teresópolis. Ele relatou que mora no local há 3 anos e meio, mas que os moradores que estão lá há mais tempo, sempre sofreram com os problemas. Fabio também solicitou melhorias no calçamento da localidade. Ele relatou que atualmente o bairro é o local da banca examinadora para veículos pesados e que, devido ao movimento e o peso dos veículos, os bloquetes das ruas estão soltando.

Já o morador do bairro Loanda, Geraldo Ivanir Ferreira, usou a Tribuna para propor que seja desenvolvido um projeto para a implantação de hortas comunitárias e Farmácia Viva, utilizando espaços públicos. “Andando pela cidade percebi que o local mais visitado pela população são as farmácias e supermercados e isto me entristece. A cura e prevenção das doenças está na natureza”, relatou.

Os membros da Comissão se comprometeram em buscar respostas e possíveis soluções para os problemas e sugestões apresentadas.

O vereador e presidente da Comissão, Marquinho Dornelas (PDT), relatou que o intuito da Comissão é dar voz ao cidadão. “Há muito tempo, a Comissão de Participação Popular estava parada na Casa. Queremos que a população participe apresentando reclamações e projetos que possam ser implantados no município”, disse.

O membro da Comissão, Pastor Lieberth (DEM), falou da satisfação em receber o cidadão no Legislativo. “Para mim é uma alegria fazer parte deste trabalho. O cidadão vai poder apresentar as necessidades de cada bairro, de cada localidade. O que for da nossa competência, vamos nos empenhar para resolver”, pontuou.

Doró da Saúde (PSD), que também compõe a Comissão, destacou a importância da participação do cidadão na Câmara. “São muitas demandas que vão surgir. Tenho certeza que poderemos contar com apoio do executivo para solucionar os problemas”, disse.

Os vereadores Belmar Diniz (PT), Leles Pontes (Republicanos) e Rael Alves (PSDB), parabenizaram a Comissão pelos trabalhos. Eles destacaram a importância em dar voz a população.

O presidente da Casa, Gustavo Maciel (Podemos), falou que o Legislativo está de portas abertas para toda a comunidade. “Todos nós vereadores estamos empenhados em contribuir para buscar soluções para os problemas apresentados. Vamos unir forças para resolver os problemas”, disse.

Como fazer uso da Tribuna Popular

Para usar a Tribuna Popular durante a reunião da Comissão de Participação Popular é necessário solicitar na secretaria da Casa um formulário que deve ser preenchido com os dados pessoais e um breve relato sobre o problema que será apresentado. O documento também está à disposição da população no site da Câmara. O interessado pode imprimir, preencher e entregar na Secretaria. A Comissão de Participação Popular irá se reunir com os cidadãos inscritos (limitado a 3 por reunião) todas às quintas-feiras de cada mês, às 16h, na quarta semana.