Câmara Municipal entrega Moção de Aplausos a Jailson Antônio Alves por trabalho social com artes marciais

por Acom CMJM publicado 02/10/2025 17h29, última modificação 02/10/2025 17h29

A Câmara Municipal de João Monlevade realizou, na noite dessa quarta-feira, 1º, uma solenidade para a entrega de Moção de Aplausos ao senhor Jailson Antônio Alves, em reconhecimento à sua relevante atuação na promoção do esporte, cidadania e inclusão social, especialmente por meio das artes marciais. A homenagem é de autoria do vereador Bruno Cabeção.

Jailson desenvolve trabalho voluntário e está à frente do projeto Filhos da Luta, uma iniciativa que oferece aulas gratuitas de muay thai e kickboxing para crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social. O projeto tem transformado vidas por meio do esporte e da disciplina, promovendo autoestima, respeito e oportunidades para dezenas de pessoas em João Monlevade.

Durante a entrega da Moção, o vereador Bruno Cabeção destacou o impacto do trabalho de Jailson na comunidade, exaltando seu compromisso voluntário e o poder transformador das ações desenvolvidas. “Você está utilizando a inclusão como ferramenta de transformação social. Não tive dúvidas de que você merecia ser reconhecido. Esse é o mínimo que a Câmara pode fazer por quem tem feito tanto pelas nossas crianças, jovens e adultos”.

Já o presidente da Câmara, vereador Fernando Linhares, reforçou a importância do incentivo ao esporte e do reconhecimento ao trabalho comunitário. “A frase que você trouxe, Jailson — ‘educai as crianças para que não seja necessário punir os homens’ — resume o papel essencial do que você faz. O esporte muda realidades e resgata vidas, e você é um exemplo vivo disso”.

Em seu discurso de agradecimento, Jailson dedicou a homenagem aos seus alunos e parceiros de jornada: “Essa homenagem representa meus alunos, meus amigos, meus parceiros. Eu só cheguei até aqui porque sempre tive quem me levantasse quando pensei em desistir. É muito gratificante ver os nosso atletas crescendo e se destacando no esporte”.

Sobre o homenageado

Natural de João Monlevade, Jailson Antônio Alves, de 35 anos, atua há mais de uma década como voluntário em projetos sociais ligados às artes marciais. O envolvimento com o esporte começou ainda na infância, através da capoeira, e se fortaleceu com o Muay Thai, modalidade na qual se tornou instrutor.

Em 2024, foi um dos fundadores do projeto Filhos da Luta, que oferece aulas gratuitas de Muay Thai e Kickboxing para crianças a partir de 5 anos, jovens e adultos. O projeto atende atualmente cerca de 20 alunos e já impactou mais de 50 pessoas em seu primeiro ano de atuação.

Seu trabalho tem gerado resultados expressivos, incluindo conquistas em competições regionais, como: Campeão da 13ª Copa Minas Gerais de Esportes de Contato (Santa Luzia – 2022); e Campeão da Garra Forte Fighter (Santa Luzia – 2023).