Câmara Municipal de João Monlevade destaca suas realizações no primeiro semestre de 2023

por Acom CMJM publicado 27/07/2023 10h23, última modificação 27/07/2023 10h23
Neste primeiro semestre de 2023, a Câmara Municipal de João Monlevade realizou várias atividades buscando sempre atender aos interesses e necessidades da população local.

Até o momento, já foram contabilizados um total de 183 ofícios com temas diversos emitidos pela Casa além de 59 portarias da Câmara. Também tramitaram, de iniciativa dos vereadores, 729 indicações, 61 requerimentos e 100 moções.

Já os projetos, foram 46 matérias de lei, sendo 4 de iniciativa da Mesa Diretora, 25 de iniciativa dos vereadores e 16 de iniciativa do Executivo, um projeto de emenda à Lei Orgânica, um projeto de lei complementar, 15 projetos de resolução e 10 anteprojetos de lei.

Os vereadores também atuaram sugerindo e promovendo importantes audiências públicas com temas variados, que proporcionaram a participação da comunidade na tomada de decisões.

Outra medida adotada pelo Legislativo, visando melhorar a prestação de serviços ao cidadão e atender à crescente demanda por identidade, foi em relação a emissão do documento pelo Posto de Identificação. O número de documentos emitidos passou para cerca de 150 semanalmente.

Reconhecimento

Ainda neste primeiro semestre, a Câmara realizou um evento conjunto inédito, onde foram homenageadas pessoas, entidade e empresa com os títulos de Cidadão Honorário, Filho Ilustre, Honra ao Mérito e Mérito Desportivo, reconhecendo os cidadãos que contribuíram significativamente para a cidade.

Outros reconhecimentos importantes incluíram a homenagem às Mulheres com o título "Mulher Construtora da Democracia," a entrega de Moções de Aplausos e a distinção do "Diploma Operário do Ano" para reconhecer os esforços de trabalhadores locais.

Os eventos têm o objetivo de valorizar as entidades e pessoas que se destacam no município reconhecendo a contribuição de cada um.

Cidadania

Outra iniciativa realizada pela Câmara neste primeiro semestre foi a 30ª edição do Cidadão Legal, realizado no mês de maio.

O evento retornou ao calendário do Legislativo após 4 anos sem a realização. Serviços de saúde, vacinação, corte de cabelo, brinquedos para crianças e consultoria em diversos segmentos foram algumas das atividades desta edição. Porém, o atrativo maior ficou por conta da emissão de documentos, quando mais de 750 identidades foram emitidas.

Novidades para o segundo semestre

A Câmara já prepara novidades no retorno das reuniões ordinárias, no mês de agosto. Foi dado início à instalação do painel eletrônico de votação. O equipamento vai conferir mais agilidade no processo de presença e votação, proporcionando total transparência nas atividades legislativas e permitindo um resultado de votação de forma rápida e clara para todos os presentes no plenário da Casa. A previsão é que o painel entre em funcionamento já a partir do mês de agosto.

De acordo com o Presidente da casa, Fernando Linhares (União), os vereadores e servidores da Câmara estão comprometidos na realização das atividades em prol do bem comum da população. Linhares destacou que mesmo com todas estas atividades sendo realizadas, o Legislativo conseguiu devolver a Prefeitura R$100 mil reais, com a indicação de investimento no programa Vigilância Colaborativa nas escolas. “O empenho e a dedicação dos nossos vereadores e servidores foram essenciais para alcançarmos nossos objetivos no primeiro semestre deste ano. Cada atividade desenvolvida teve como foco principal o benefício e o interesse da nossa população. Já estamos trabalhando e ansiosos para colocar em prática, neste segundo semestre, muitos outros benefícios para os cidadãos."

As reuniões ordinárias da Câmara retornam no dia 2 de agosto, quarta-feira, às 14h.