Câmara define calendário das reuniões ordinárias de 2026
O presidente da Câmara Municipal de João Monlevade, Fernando Linhares (Podemos), assinou nessa terça-feira, 6, o documento que estabelece o calendário oficial das reuniões ordinárias para o ano de 2026. Ao todo, serão 44 encontros. Pelo regimento Interno da Casa, as reuniões são realizadas às quartas-feiras, às 14h, no plenário do Legislativo. Quando a quarta-feira for feriado ou ponto facultativo, a reunião será transferida para o dia anterior ou primeiro dia útil subsequente.
A primeira reunião do ano está marcada para o dia 4 de fevereiro, e a última reunião ordinária acontecerá no dia 16 de dezembro. No mês de julho, período de recesso parlamentar, serão três encontros nos dias 1º, 8 e 15, conforme previsto no calendário oficial.
As datas já se encontram disponíveis para consulta no site da Câmara, considerando as disposições da Portaria 1.793/2025, correspondendo assim aos dias em que as reuniões serão efetivamente realizadas.
As reuniões podem ser acompanhadas presencialmente, no plenário da Câmara, ou ao vivo pelo canal oficial do legislativo YouTube, ampliando o acesso da população às discussões e decisões que impactam diretamente a cidade.
De acordo com o presidente Fernando Linhares, a participação popular é fundamental para o fortalecimento da democracia. “Quero convidar toda a população de João Monlevade a participar mais de perto do Legislativo. A Câmara é a casa do povo, é aqui que são discutidos e decididos assuntos importantes para a nossa cidade. Por isso, a presença da população, seja no plenário ou acompanhando pelas transmissões no YouTube, é fundamental”, destacou.
Linhares reforça ainda que a definição antecipada do calendário contribui para a organização e o planejamento da sociedade. “As datas já estão disponíveis no site da Câmara para que todos possam se organizar e participar. Acompanhar o trabalho dos vereadores é exercer cidadania, é fortalecer a democracia e contribuir para uma João Monlevade cada vez melhor. A Câmara está de portas abertas”.