Câmara de João Monlevade vai sediar Fórum das Águas

por Acom CMJM publicado 03/09/2021 11h43, última modificação 03/09/2021 11h43

No dia 19 de novembro, a Câmara Municipal de João Monlevade vai sediar o Iº Fórum da Águas no município. A informação foi confirmada pelo presidente do Legislativo, Gustavo Maciel (Podemos) durante reunião ordinária nessa quarta-feira. O evento tem como objetivo discutir soluções para revitalizar e adotar medidas para resolver o problema de assoreamento da Microbacia do Córrego dos Coelhos, nas Pacas. Além disso, no Fórum os participantes irão discutir um possível racionamento no abastecimento de água na cidade.

Nessa terça-feira, 31, uma equipe composta pelo diretor do DAE, José Afonso Martins, pelo Secretário do Meio Ambiente, Samuel Domingos e representantes da Prefeitura e Câmara Municipal, se reuniu diante da constatação de um cenário de escassez de água nos reservatórios devido à seca.

A necessidade de conscientizar a população a respeito do uso consciente da água foi apontada por José Afonso. Segundo ele, muitas vezes, a população se utiliza da água tratada de maneira indevida. Gustavo Maciel foi enfático em dizer que é preciso uma fiscalização e até mesmo aplicação de multas, em alguns casos, para coibir o desperdício.

A questão hídrica vem sendo discutida pelos parlamentares durantes as reuniões da Casa. Em maio deste ano, o vereador Thiago Titó (PDT) relatou que recebeu uma denúncia de que o rio Santa Bárbara (onde ocorre a captação de água que abastece o município) estaria sofrendo assoreamento. Uma comitiva formada por representantes da prefeitura e o parlamentar, estiveram na Estação de Tratamento de Água (ETA) e na foz do “Córrego dos Coelhos”, no Rio Santa Bárbara, e constataram a situação. Segundo o vereador, além do assoreamento, falta de mata ciliar e outros fatores ambientais que são necessários para que haja captação de água com qualidade foram alguns dos problemas encontrados.

O presidente da casa, Gustavo Maciel e o vereador Rael Alves, também tem demonstrado preocupação com a questão e inclusive já abordaram o tema nas reuniões da Casa. Gustavo Maciel lembrou que em fevereiro deste ano, comunicou às autoridades municipais e aos Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba e Doce sobre a necessidade em promover amplo debate sobre o tema.

Gustavo Maciel informou ainda que ao final do Fórum será elaborado “Carta de Intenções” para a construção de um projeto que contemple a recuperação do curso d’água.