Câmara de João Monlevade vai receber obra do artista plástico Omar Franco

por Acom CMJM publicado 13/07/2021 14h55, última modificação 13/07/2021 16h59

Na manhã desta terça-feira, 13, o presidente da Câmara Municipal de João Monlevade, Gustavo Maciel (Podemos) recebeu a presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio, a professora da UFOP Campus João Monlevade, Anliy Sargeant e o presidente do Rotaract Club de Monlevade, Davi Santiago. Eles estiveram no Legislativo para informar a intenção do artista Omar Franco em doar uma obra, de sua autoria, para o município.

De acordo com Nadja, ela foi procurada pela professora Anliy que relatou que, em maio deste ano, a Ufop e a Uemg promoveram um evento chamado Pint of Science João Monlevade, que teve como um dos palestrantes o artista plástico Omar Franco. Anliy contou que durante a palestra, Omar relatou que em pesquisa sobre o município, ele descobriu que o aço produzido na cidade foi usado na construção de Brasília. Por este motivo, Omar que é mineiro, mas reside na capital federal há 52 anos, decidiu doar uma de suas obras para o município.

A escultura ficará exposta no Prédio da Câmara. Ela é feita em aço e possui as seguintes medidas: comprimento 115cm, largura 63cm e altura 70cm.

Ainda durante o encontro, Nadja e Anliy apresentaram uma proposta para elaboração de uma lei que dispõe sobre a inclusão de obras de arte de artistas locais nas edificações de uso público ou coletivo da cidade. Uma lei semelhante já está em vigor na cidade de Brasília. A proposta foi sugerida por Omar, para que João Monlevade também elabore uma lei, prestigiando assim os artistas locais.

O presidente da Casa, Gustavo Maciel, falou da alegria em receber a obra e a importância em fomentar a cultura na cidade e expor obras de artes na cidade. “Sentimos muito honrado em receber uma obra de arte na Câmara. Sei da importância em fomentar a cultura no município e por este motivo vou acartar a sugestão. Irei protocolar na secretaria da Casa a intenção em adaptar este projeto para que nossa cidade também faça a inclusão de obras de artistas locais em prédios de uso público ou coletivo no município”, falou.

Gustavo informou ainda que o Legislativo vai viabilizar o translado da obra e que já estuda o melhor local para que a peça seja colocada.

Sobre o Artista Plástico

Omar Moreira Franco nasceu na cidade de Santa Rita de Caldas, Minas Gerais, em 1956. Ainda criança, aluno de escola pública, demonstrava um grande interesse pelo desenho, atividade acessível devido à facilidade de se encontrar os materiais necessários, como o lápis, carvão, giz ou qualquer coisa que proporcionasse um rabisco sobre o papel ou mesmo o chão.

Viveu no Estado de Minas até os 12 anos de idade, tendo morado em nove cidades diferentes. Mudou-se com a família para o Distrito Federal em 1969, fixando residência na cidade de Taguatinga, onde vive até hoje.

Com quase 30 anos de carreira possui obras espalhadas por mais de 20 países. Seu nome consta em vários dicionários de arte brasileira, documentários e filmes. Vive exclusivamente do seu trabalho.

Suas esculturas já fazem parte no cenário urbano de Brasília. Podem ser encontradas no Setor Comercial Norte e Sul, Setor Bancário Norte, Avenida W3 Norte, shoppings, praças, prédios e esquinas.