Câmara de João Monlevade sedia 1º Fórum Outubro Rosa

por Acom CMJM publicado 24/10/2022 17h41, última modificação 24/10/2022 17h41

Uma tarde de discussões e aprendizados. Assim foi a primeira edição do Fórum Outubro Rosa, ocorrido na última sexta-feira, 21/10. O evento é uma realização da Câmara Municipal de João Monlevade por meio da Procuradoria da Mulher, Prefeitura, Associação Mulheres em Ação (AMA) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Monlevadense (CODEMM) e com apoio da OAB João Monlevade.

O Fórum tem como objetivo a conscientização acerca da saúde, além da valorização e proteção da mulher. A atividade atende à Lei Municipal nº 2.429/2021, proposta pelo vereador Doró da Saúde (PSD) e aprovada por todos os vereadores.

O público, que lotou o plenário da Câmara, foi recebido por profissionais que fizeram teste rápido de HIV, sífilis e Hepatite B e C. As participantes também puderam participar de um curso de automaquiagem. Em seguida, foi dado início aos painéis de discussão. O primeiro deles abordou o tema “A participação da Mulher na política”. O bate papo foi mediado pelo vereador Gustavo Prandini (PTB) e contou com a presença da vice-prefeita de Bela Vista de Minas, Rosilane Taveira Basílio (Rode).

O assunto “Saúde da Mulher” foi apresentado pela Ginecologista, Dra. Valéria Maria Moreno Jacintho, da psicóloga Ronise Araújo e da ex-presidente da Associação por Amor, Conceição Couto e foi mediado pela Secretária de Saúde, Raquel Drumond.

Por fim, o último painel abordou o tema “Direitos dos pacientes oncológicos”, com a advogada Lorena Correia e foi mediado pela presidente da Ama, e vice-presidente da OAB, Elivânia Felício Braz.

Ao final do evento, foi realizada uma apresentação cultural com os músicos Nadja Lírio e Dan Soares.

Autoridades presentes

O fórum contou com a participação do presidente da Casa, Gustavo Maciel (Podemos), vice-presidente, Revetrie Teixeira (MDB) e dos vereadores Belmar Diniz (PT), Doró da Saúde, Leles Pontes (PR), Gustavo Prandini, Marquinho Dornelas (PDT) e Thiago Titó (PDT). Também prestigiaram o evento o prefeito Dr. Laércio Ribeiro, vice-prefeito Fabrício Lopes, a Secretária Municipal de Saúde, Raquel Drumond e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Amaral, bem como servidores e profissionais de diversas secretarias.

Em discurso, os vereadores foram unânimes em dizer da importância do evento e da abordagem dos temas e pediram para que as participantes propaguem as informações para outras mulheres em relação aos exames e à prevenção da saúde. O vereador Doró da Saúde, autor do projeto que culminou com a lei que institui o Fórum, falou da alegria em ver a Casa cheia. Ele enfatizou que eventos como este “contribuem para enaltecer o papel da mulher na sociedade”. Doró ainda falou da intenção em ampliar o Fórum no ano que vem para que mais mulheres participem, bem como mais temas sejam abordados.

A secretaria de Saúde, Raquel Drumond, informou que uma das metas do setor é ampliar o número de mamografias e exames preventivos. Segundo ela, este ano já foram realizadas quase 2 mil mamografias.

O vice-prefeito, Fabrício Lopes, lembrou que a administração tem feito investimentos significativos na área da saúde. “Iniciamos o mandato com 3 equipes de Estratégia da Saúde da Família e hoje já chegamos a 17. Essas equipes ajudam muito nos resultados e na Atenção Primária”.

Sobre a saúde da mulher, o prefeito Dr. Laércio Ribeiro, enfatizou a importância dos exames e do diagnóstico precoce. Ainda em sua fala, Laércio destacou que o Executivo tem trabalho com objetivo de “cuidar da população”, com investimentos em vários setores como Cultura, esporte, desenvolvimento econômico, entre outros, que impactam positivamente na saúde de todos.

Por fim, o presidente da Casa, Gustavo Maciel, agradeceu a participação de todos na organização do evento e falou da satisfação em ver o plenário cheio. Ele lembrou que a Casa tem a preocupação em colocar em prática todos os projetos aprovados, dentre eles os voltados para as mulheres, como a Procuradoria da Mulher, o Fórum Outubro Rosa e o evento Laço Branco, realizado em dezembro e que aborda a violência contra a mulher.

Aprovação do Público

O plenário da Câmara ficou cheio durante toda a realização do Fórum. Atentas aos temas abordados, as mulheres se mostraram satisfeitas com as informações repassadas. As irmãs Maria Célia de Souza Silva, Aparecida Vital de Souza Domingues e Silvania Souza Lima aprovaram a iniciativa. Segundo elas, os assuntos foram muito atrativos e bem explicados. Silvania destacou que o painel que abordou sobre a saúde da mulher foi muito esclarecedor. “Às vezes as mulheres têm dúvidas e não procuraram o médico, por medo ou vergonha ou por não conhecerem a importância da prevenção. Aqui no Fórum a médica explicou sobre os cuidados e o autoexame, além de encorajar as mulheres a buscarem ajuda quando precisam”.