Câmara de João Monlevade recebe exposição de fotos

por Acom CMJM publicado 16/02/2022 09h55, última modificação 17/02/2022 10h00
Fotógrafo e jornalista Wir Caetano expõe o seu trabalho intitulado “Zona Íntima”

Até o próximo dia 25 de fevereiro, as pessoas que visitarem a Câmara Municipal de João Monlevade poderão apreciar a série fotográfica do jornalista e fotógrafo Wir Caetano, intitulada “Zona Íntima”. A mostra reúne 18 fotos em preto e branco, que registram detalhes do bairro Pedreira, onde o fotógrafo nasceu. De acordo com Wir Caetano as fotos são em pequenas dimensões para que o espectador “se aproxime, como em uma relação de intimidade”.

Em texto de apresentação do trabalho, viabilizado com recursos de edital da Prefeitura Municipal, o artista diz: “a viagem é a uma zona peculiar: o bairro operário Pedreira, onde nasci, de população majoritariamente negra, periferia praticamente oculta na geografia e na história de João Monlevade.” Sobre o título da mostra, ele explica que “o fotógrafo retorna ao bairro como quem visita uma intimidade”. A experiência de aproximação íntima se manifesta, de acordo com o artista, nas pequenas dimensões das fotos (15cm por 10cm), que exigem que as pessoas se aproximem para ver de forma adequada as imagens.

Ainda segundo Wir, o “íntimo se traduz também no próprio processo de produção das fotos, como se o fotógrafo se envolvesse com o tema aos poucos, em camadas”. “Cada tema foi fotografado com uma câmera profissional, depois ‘refotografado’ com celular e editado em uma série de aplicativos, mas nada disso é evidente no que se vê”, diz ele. Wir Caetano comenta que esse trabalho, em certa medida, é fruto de reflexões estéticas de que ele tem participado em cursos livres de fotografia contemporânea da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) há cerca de dois anos.

Para sua montagem no local, Wir Caetano contou com apoio da artista plástica Alessandra Alves. No ano passado, a série “Zona Íntima” esteve exposta no Centro Educacional por um único dia, 24 de novembro, como parte do Festival Pedro Alcântara, promovido pela Fundação Casa de Cultura de João Monlevade. Integrou também, no mesmo mês e ano, de forma online, a programação do Festival Unificado da Consciência negra, organizado por diversas entidades.