Câmara de João Monlevade recebe escultura do artista plástico Omar Franco

por Acom CMJM publicado 17/11/2022 17h58, última modificação 17/11/2022 17h58

A Câmara Municipal de João Monlevade recebeu na tarde dessa quarta-feira uma obra do artista plástico Omar Franco. A escultura é feita em aço oxidado. Em 2021, Omar esteve no município para palestrar em um evento promovido pelas faculdades UFOP, UEMG e Doctum. Ele contou que em pesquisa sobre o município, descobriu que o aço produzido na cidade foi usado na construção de Brasília. Por este motivo, ele que é mineiro mas reside na capital federal há 52 anos, decidiu doar uma de suas obras para a cidade.

Ainda durante a palestra, Omar sugeriu a criação de um projeto de Lei Municipal que dispõe sobre a inclusão de obras de arte nas edificações de uso público ou coletivo na cidade. A proposta visa o fomento da área cultural do município. A sugestão foi trazida até a Câmara pela professora da UFOP Anliy Natsuyo Nashimoto Sargeant e a presidente da Casa de Cultura, Nadja Lírio. Na oportunidade, o presidente da Câmara, Gustavo Maciel acatou a proposta e apresentou junto aos vereadores Belmar Diniz (PT) e Gustavo Prandini (PTB), o projeto de lei que foi transformado na Lei Municipal 2.462/2022, sancionada pelo prefeito Dr. Laércio Ribeiro.

Em discurso, Omar Franco falou da satisfação em presentar João Monlevade com uma de suas obras. “Compartilho com a população de João Monlevade aquilo que tenho de melhor: minha obra. Um pedaço de mim que fica como inspiração para corações e mentes sensíveis que encontram na arte uma forma de suportar o mundo, seus medos e desafios”.

Ele também falou da felicidade em saber que a lei de inclusão de obras de arte nas edificações foi aprovada na Câmara. “Em Brasília fui um dos responsáveis pela elaboração dessa lei que abriu novas fronteiras para a cultura na região. Certamente aqui em JM não será diferente. O tempo vai mostrar uma cidade mais bonita, mais rica, mais bela e mais humana.”

A presidente da Casa de Cultura, Nadja Lírio, ressaltou o trabalho do Omar e enfatizou a importância da obra para o município. “Esta obra de arte é um legado deixado pelo Omar para nós monlevadenses. É muito importante que este legado esteja associado a políticas públicas de fomento da arte em consonância com a lei que devemos discutir, implementar e regulamentar para que ela realmente entre em vigor e possa ajudar muitos artistas locais.”

O prefeito Dr. Laércio Ribeiro informou que pretende estudar formas para regulamentar e estimular a aplicação da lei na cidade.

Por sua vez, o presidente da Casa, Gustavo Maciel, falou da alegria em receber uma obra de “tamanha representatividade”. “Nossa cidade vive um bom momento no setor cultural e no resgate da história. Tivemos a vinda dos luxemburgueses, a aprovação do projeto que intitula o município como Capital do Fio Máquina, e agora a aprovação da lei sobre a inclusão de obras de arte nas edificações. O recebimento desta obra do Omar Franco, é o pontapé inicial para fomentar o setor.”

A placa que vai identificar a obra, recebeu uma frase, escolhida dentre as várias apresentadas pelos próprios servidores da Câmara. A frase selecionada foi da servidora Geruza Cristina Barcelos Ambrósio e diz: “Nossa cidade forjada em aço tal qual a obra do artista feita de braços, laços, abraços.”

Também participaram do evento o vice-presidente da Casa Revetrie Teixeira (MDB), os vereadores Fernando Linhares (União), Belmar Diniz (PT), Gustavo Prandini (PTB), Leles Pontes (PR), Dr. Presunto (PDT), o chefe de gabinete Geraldo Geovani, secretário de administração Gilberto Barcelos, representante da secretaria de Educação Maria Perpétuo Socorro e a presidente da Associação dos Artesãos Elaine Andrade.

Sobre o artista

Omar Moreira Franco nasceu na cidade de Santa Rita de Caldas, Minas Gerais, em 1956. Ainda criança, aluno de escola pública, demonstrava um grande interesse pelo desenho, atividade acessível devido à facilidade de se encontrar os materiais necessários, como o lápis, carvão, giz ou qualquer coisa que proporcionasse um rabisco sobre o papel ou mesmo o chão.

Viveu no estado de Minas Gerais até os 12 anos de idade, tendo morado em nove cidades diferentes. Mudou-se com a família para o Distrito Federal em 1969, fixando residência na cidade de Taguatinga, onde vive até hoje.

Com quase 30 anos de carreira possui obras espalhadas por mais de 20 países. Seu nome consta em vários dicionários de arte brasileira, documentários e filmes.

Suas esculturas já fazem parte no cenário urbano de Brasília. Podem ser encontradas no Setor Comercial Norte e Sul, Setor Bancário Norte, Avenida W3 Norte, shoppings, praças, prédios e esquinas.

Omar Franco já foi condecorado com diversos prêmios pela sua arte e pelo seu trabalho como escultor.