Câmara de João Monlevade realiza primeira reunião da Comissão Especial de Desburocratização

por Acom CMJM publicado 23/06/2021 09h20, última modificação 01/07/2021 11h40

Na manhã dessa terça-feira, 22, a Câmara Municipal de João Monlevade realizou a primeira reunião da Comissão Especial de Desburocratização e Transformação Digital dos Serviços Públicos do município. A Comissão foi instituída após aprovação, no dia 26 de maio, do requerimento 13/2021. Durante a reunião de hoje os vereadores apresentaram a composição da Comissão, que é composta pelos vereadores Bruno Cabeção (Avante) como presidente, Revetrie Teixeira (MDB) como vice-presidente, Fernando Linhares (DEM) relator e membros Pastor Lieberth (DEM) e Gustavo Prandini (PTB).

Bruno Cabeção falou da alegria em fazer parte da comissão no Legislativo e da importância dela para o município. “Essa comissão tem como objetivo transformar a prestação de serviços públicos na nossa cidade através da digitalização. Este processo também vai simplificar a relação entre Estado, sociedade e empreendedores, mediante serviços digitais acessíveis”, falou.

Segundo Bruno, a intenção é criar um aplicativo para disponibilizar os serviços, que serão informatizados. Ele ressaltou que agendamentos no ônibus da saúde, marcação de consultas e exames, por exemplo, poderão ser feitos pelo aplicativo, bem como emissão de certidões e outros documentos que poderão ser emitidos digitalmente.

O prefeito Laércio Ribeiro (PT) parabenizou a Comissão pela inciativa e destacou a importância deste trabalho. “Os pequenos empreendedores são os que mais sofrem com a burocracia e a gente sabe que são eles que geram a maior quantidade de empregos no país. A comissão pode contar com o apoio da Prefeitura. Vamos caminhar juntos para desenvolver este trabalho”, falou.

O vice-prefeito, Fabrício Lopes, também parabenizou os parlamentares pelo empenho com o projeto. “Esta Comissão vai de encontro com os desejos do Executivo em desburocratizar os serviços para o cidadão. Fico muito feliz em participar desta reunião. É um momento de modernidade para João Monlevade”, disse.

O presidente da Casa, Gustavo Maciel, destacou que a proposta vai agilizar a resolução dos problemas trazendo benefícios para toda a população. “Desde a época da campanha tenho frisado esta questão de desburocratizar alguns serviços. Como exemplo, a certidão negativa de débitos, que atualmente é emitida online e gratuita nas esferas federal e estadual. Aqui no município além de pagar uma guia, temos que aguardar 3 dias para obter o documento. Tenho certeza de que tanto o executivo, quanto os vereadores desta Casa vão trabalhar para desburocratizar este e tantos outros processos”, ressaltou.

Os demais vereadores elogiaram a iniciativa e também se colocaram à disposição para contribuir com os trabalhos da comissão.

Também participaram da reunião o diretor financeiro da CDL, Dênio Marcos de Faria; o diretor executivo da Acimon, Carlos Arthuso; e os vereadores Belmar Diniz (PT), Leles Pontes (Republicanos), Marquinho Dornelas, Dr. Presunto, Thiago Titó (os três do PDT) e Rael Alves (PSDB).