Câmara de João Monlevade presta homenagem a Construtora Helmo

por Acom CMJM publicado 07/10/2021 12h01, última modificação 07/10/2021 12h01

Nessa quarta-feira, 6, a Câmara Municipal de João Monlevade homenageou a empresa Construtora Helmo Ltda com a entrega da Moção de Aplausos. A homenagem é de iniciativa do vereador Bruno Cabeção (Avante), como reconhecimento do povo monlevadense pelos relevantes trabalhos que a empresa vem realizando, contribuindo na fomentação de emprego e renda para o município e região.

Em discurso, o proprietário da empresa, Gil Carlos Soares Teixeira, agradeceu ao vereador Bruno pela indicação e aos demais vereadores pela aprovação da Moção. Ele também agradeceu e enfatizou a participação de todos os funcionários da empresa. “Atualmente temos 330 colaboradores, sendo 215 aqui da região. Se não fosse a minha equipe, nós não estaríamos no mercado até hoje. Agradeço aos parceiros e clientes pela confiança”, falou.

O vereador Bruno Cabeção falou da satisfação em poder homenagear à Construtora e aos funcionários. “Um dos motivos que me fez sugerir esta homenagem, é a história de vida do Gil, sempre humilde e trabalhador. A empresa Helmo gera empregos, proporciona dignidade aos trabalhadores, traz arrecadação para nossa cidade e isso tem que ser reconhecido”, falou.  Bruno ainda lembrou que “infelizmente o vereador pode indicar apenas uma moção por ano, mas a empresa Helmo está representando todos os empreendedores do município”.

O presidente do Legislativo, Gustavo Maciel (Podemos), relatou que conhece o proprietário da empresa há muito tempo e que é uma alegria poder homenageá-lo. “Parabenizo o Gil Carlos pelo espírito empreendedor e por contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade, com a geração de emprego e renda para nossa população. Parabenizo também pela preocupação que a empresa tem em promover segurança aos funcionários, qualidade do serviço e investimentos em tecnologia na área da construção civil”.

Sobre a Construtora

A Construtora Helmo foi fundada em 23 de maio de 1991 pelo senhor Antônio Maria Marques e pela senhora Wiliane Aparecida Marques.

Desde então, a empresa investe em segurança, qualidade e tecnologia com o objetivo de atender toda a demanda na área da construção civil.

Meses depois, o engenheiro civil Jarbas Martins de Souza assumiu as cotas da Senhora Wiliane, passando a atuar ativamente na gestão da empresa, tornando-se sócio majoritário e mais à frente, gestor único da construtora.

Em 2001, o senhor Gil Carlos Soares Teixeira foi contratado como Técnico em Segurança do Trabalho. Após se destacar no desenvolvimento de suas atividades, passou a atuar no setor de engenharia da construtora, culminando com sua promoção como Gerente de Produção.

Em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos dentro da Construtora, o Sr. Gil Carlos teve suas quotas ampliadas. Em 2016, o Sr. Paulino Soares Teixeira, pai do Sr. Gil, ingressou na sociedade, conferindo a Gil o título de Gestor da empresa. O Senhor Jarbas permanece na Construtora Helmo como engenheiro responsável e Consultor.

Em 1998, a Construtora concretizou o primeiro contrato com a Companhia Siderúrgica Belgo Mineira, hoje ArcelorMittal Monlevade.

A primeira obra da Helmo fora do estado de Minas Gerais ocorreu em 2006, ano em que a Companhia Siderúrgica de Tubarão contratou a Construtora para a execução de serviços em sua unidade no Espírito Santo.

Dentre as empresas atendidas pela Construtora está a AngloGold Ashanti e Odebrecht, hoje BRK Ambiental. A Helmo também assina obras imponentes como os prédios da Mina do Andrade, o Galpão Testemunho, entre outros.

Em 2016 a empresa foi reconhecida pela ArcelorMittal como destaque, recebendo o Prêmio Joseph Hein de Excelência em Saúde e Segurança. Esse título se repetiu no ano de 2018.

Hoje, a Construtora conta com mais de 260 colaboradores em várias cidades como Nova Era, Santa Bárbara, Rio Piracicaba, Bela Vista, Barão de Cocais, Nova Lima, Caeté e Sabará.