Câmara de João Monlevade lança projeto Parlamento Jovem 2023

por Acom CMJM publicado 29/03/2023 08h26, última modificação 29/03/2023 08h26

Vereadores, autoridades locais, alunos e representantes das escolas se reuniram na tarde de hoje, 28/03, para o lançamento do projeto Parlamento Jovem 2023.

Este é o nono ano em que a Câmara Municipal de João Monlevade participa do projeto, que tem o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pela política, além de estimular e desenvolver um senso crítico e de discussão acerca de temas importantes para a sociedade. Estão inscritos 40 estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas, entre elas as escolas estaduais Alberto Pereira Lima, Luiz Prisco de Braga, Manoel Loureiro, Geraldo Parreiras, Colégio Kennedy, Cesp e Cerp.

O Parlamento Jovem é um projeto desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com as Câmaras Municipais. Ao todo, 147 cidades participarão do projeto. João Monlevade integra o polo Médio Piracicaba, composto pelas cidades de Itabira, Dionísio, Nova Era, São Gonçalo do Rio Abaixo, Catas Altas e Rio Piracicaba.

Este ano o tema a ser trabalhado é “Jovem e Mercado de Trabalho”. Ao longo das próximas semanas, os jovens participarão de grupos de discussão, rodas de debate, visitas técnicas, entre outras atividades. Todas as ações são voltadas à orientação e formatação das propostas, apresentadas pelos jovens.

A chefe de Recursos Humanos da Câmara, Ana Paula Cota Moreira, falou sobre o tema que será abordado no projeto. Ela destacou os desafios e as oportunidades que os jovens irão encontrar na trajetória profissional.

Participaram do evento o presidente da casa, Fernando Linhares (União), e os vereadores Gustavo Maciel (Podemos), Pastor Lieberth (União), Revetrie Teixeira (MDB), Belmar Diniz (PT), Bruno Cabeção (Avante), Gustavo Prandini (PTB), Leles Pontes (PR) e Vanderlei Miranda (PL), o vice-prefeito Fabrício Lopes, a representante da Superintendência de Ensino de Nova Era, Tereza Cristina Ferreira e representantes das Escolas.

Os parlamentares deram boas-vindas aos alunos e se colocaram à disposição para contribuir com os trabalhos. Eles ainda ressaltaram a participação dos jovens nas decisões políticas.

Por sua vez, as alunas Stefani Ferreira e Camili Magalhães, que representaram João Monlevade na plenária estadual do projeto em Belo Horizonte no ano passado, deram seus depoimentos em relação ao projeto. Elas foram unânimes em dizer dos aprendizados que tiveram durante a participação. “É uma experiencia enriquecedora que a gente vai levar para vida toda”.

O vice-prefeito Fabrício Lopes destacou a importância do PJ para o desenvolvimento dos jovens. “Aproveitem esta oportunidade. Capacitem-se, busquem conhecimento nesta Casa e contem com o apoio do Executivo. Não iremos medir esforços para que vocês estejam cada vez mais preparados para o mercado de trabalho”.

O presidente da Casa, Fernando Linhares (União), agradeceu as escolas pelo incentivo aos alunos e destacou a importância do projeto e a participação dos jovens nas decisões políticas. “Vocês, jovens, têm papel fundamental neste projeto, desde a escolha do tema a ser discutido até a elaboração e aprovação das propostas. É a participação de vocês que torna o Parlamento Jovem uma experiência enriquecedora e inesquecível, tanto para os participantes como para a comunidade em geral”.