Câmara concede “Medalha Paulo Freire” a instituições e educadores

por Acom CMJM publicado 27/09/2019 11h50, última modificação 27/09/2019 11h50
Câmara concede “Medalha Paulo Freire” a instituições e educadores

Agraciados com a Medalha Paulo Freire juntamente com os vereadores e o secretário de Educação, Teotino Damasceno Filho

Na última quarta-feira, 25, a Câmara Municipal de João Monlevade concedeu, pela primeira vez, a “Medalha Paulo Freire” a instituições de ensino e educadores que desempenham papel de destaque e incentivam a educação no município. A honraria foi concedida por meio da Resolução 654, de dezembro de 2014. Foram agraciados com a medalha o Colégio Kennedy, a Escola Estadual Manoel Loureiro, as professoras aposentadas Helena de Fátima Perdigão Alvarenga e Maria Aparecida Loureiro Ignácio e a professora de física, Kátia Solange Fonseca do Rosário Vilela. Os homenageados foram escolhidos por uma comissão especial formada por dois membros da Mesa Diretora da Casa, sendo o presidente Leles Pontes (Republicanos) e o vice-presidente Guilherme Nasser (PSDB), e pela Comissão de Educação composta pelos vereadores Djalma Bastos (PSD), Cláudio Cebolinha (PTB) e Gentil Bicalho (PT).

O Colégio Kennedy tem 55 anos de história e é fruto dos ideais de seu fundador, o Padre Antônio Henriques de Albuquerque, falecido em junho de 2011, voltados para o desenvolvimento educacional de João Monlevade e região. Atualmente, o colégio oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio Pré-Universitário. Tem à frente a diretora Glória de Fátima Bicalho Albuquerque, responsável por gerir um empenhado corpo docente, coordenadores e funcionários sempre preocupados em manter a qualidade do ensino oferecido aos alunos.

A Escola Estadual Manoel Loureiro fica no bairro Novo Cruzeiro. Fundada há 51 anos, oferece Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, a escola conta com 1.200 alunos nos turnos da manhã, tarde e noite e tem à frente o diretor Joel dos Santos Pereira. A instituição conta com grandes resultados, se destacando em avaliações como o Proalfa e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Além disso, o Manoel Loureiro tem sido destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) com alunos medalhistas de ouro, prata, bronze e menção honrosa.

Helena de Fátima Perdigão Alvarenga tem uma extensa carreira como professora com passagens por escolas públicas e particulares de João Monlevade. Se aposentou no Estado em dezembro de 2011 após 32 anos de trabalho dedicado à educação. Entre 2013 e 2016, Helena atuou como secretária municipal de Educação durante o governo Teófilo Torres. Atualmente, é orientadora educacional na Escola Municipal Efigênio Mota.

A professora Kátia Solange Fonseca do Rosário Vilela leciona Física no Colégio Super Mais e no Centro Universitário UNA, ambos em Itabira, e é coordenadora do laboratório de Ciências do Centro Educacional de João Monlevade. Recentemente, Kátia esteve entre 20 professores brasileiros selecionados para participarem de um curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), nas cidades de Lisboa, em Portugal, e Genebra, na Suíça. Na oportunidade, ela visitou as instalações do CERN, local onde se encontra o famoso acelerador de partículas que se estende por 27 km, 100 metros abaixo do solo, na fronteira da França com a Suíça.

Por fim, Maria Aparecida Loureiro Ignácio, a Loureiro, é grande conhecida no meio educacional pelos trabalhos desenvolvidos nas escolas estaduais Luiz Prisco de Braga, onde foi responsável pela implantação da Fanfarra, e na então Vicente de Paula Neves, onde atuou como professora alfabetizadora. Aposentada, hoje ela se dedica à ressocialização dos acolhidos da Colônia Bom Samaritano, onde seu marido é diretor, e desenvolve trabalhos na Pastoral Litúrgica na comunidade Santa Rita e de formação na Escola Diocesana de Atualização Catequética.