Audiência na Câmara debate políticas públicas para a cidade

por Acom CMJM publicado 23/05/2023 13h13, última modificação 23/05/2023 13h13

Na noite desta segunda-feira, 22, a Câmara Municipal de João Monlevade promoveu Audiência Pública para debater a vida na cidade e trajetória de envolvimento com a comunidade. A reunião, intitulada “Fórum dos Bairros”, foi proposta pelo vereador Marquinho Dornelas (PDT) e integra a programação do Projeto Viva Monlevade, promovido pela ACIMON.

Segundo Dornelas, o objetivo é ouvir os líderes comunitários e discutir a respeito das políticas públicas como segurança, educação, saúde, meio ambiente, esporte, lazer entre outros.

Estiveram presentes o Vereador Bruno Cabeção (Avante), o diretor da Acimon e presidente do CP-10, David Roosvelt Linhares Júnior, Secretario de Meio Ambiente, Samuel Domingues, representante do Executivo, Thiago Henrique dos Santos, representante da Doctum, Amaral Bueno, representante da Polícia Militar, Tenente Neymar, Representante Da Secretaria de Obras, Ermelindo Hilário Martes e representante da Secretaria de Educação, Maria do Socorro Oliveira.

Também participaram do encontro, os líderes da comunidade, Dhayana Melo Silva, Maria do Carmo Gomes de Assis, Antônio Sávio Domingos, Luiz Wagner dos Santos, Joyce Francine Araújo, Ana Ermelinda Marques e membros da comunidade.

Na oportunidade, Davi explicou que em 2017 a ACIMON criou o Comitê Permanente de Desenvolvimento Econômico (CP-10) com o objetivo de buscar alternativas de melhorias para a cidade. Na oportunidade, foram realizadas visitas e reuniões em outras cidades para conhecer as boas práticas e aplicá-las no município. Segundo ele, uma das ações desenvolvidas é o Fórum dos Bairros, onde os moradores têm a oportunidade de apresentar suas demandas. “Queremos ouvir a população, traçar um plano e buscar as melhorias além de apresentar as potencialidades do município”. Segundo Davi, a intenção é que no próximo ano, o debate seja feito em cada bairro, reunindo os moradores locais.

Cada líder comunitário relatou os problemas enfrentados nas localidades. Entre esses problemas o transporte foi um dos mais apontados. Segundo os moradores, em alguns bairros, as linhas sofreram alteração o que tem causado transtorno aos usuários. Dhayana, do bairro Santo Hipólito, informou que algumas linhas foram tiradas de circulação, o que tem provocado problemas e atrasos principalmente aos alunos. Já a moradora do bairro Planalto, Joyce Araújo, relatou que alguns ônibus não estão cumprindo com os horários definidos, principalmente nos finais de semana.

A falta d’água também foi uma demanda apresentada pela Joyce. Segundo ela, o problema também ocorre principalmente nos finais de semana e feriados. Na oportunidade ela aproveitou para elogiar o Posto Médico “José Nelson Fagundes”, e os CEMEIS, destacando a qualidade dos profissionais e o bom atendimento à população.

Luiz Wagner, morador do Bairro Santa Bárbara, falou a respeito da iluminação na avenida Getúlio Vargas. Segundo ele, alguns locais estão escuros colocando em risco os moradores. Ele também cobrou a disponibilização de espaços de lazer ou praças no bairro.

A moradora do bairro Santa Cruz, Maria do Carmo, pediu solução para a ponte que liga a rua Tupiniquim a rua Timbiras. Ela também pediu mais atenção do poder público para a localidade. “A história de Monlevade começa naquela região e as vezes a gente está esquecido. Nós ficamos abandonados por muitos anos”.

Antônio Sávio, morador do Cidade Nova, cobrou sobre a legalização do loteamento do bairro, além da segurança e calçamento no local. Ana Ermelinda, do Cruzeiro Celeste, também cobrou segurança na região. Na oportunidade ela agradeceu a reforma na quadra. “Ficou muito boa as melhorias. Sempre vou com meus sobrinhos e vejo várias pessoas utilizando o campo e os equipamentos da academia”. Também moradora da região do Cruzeiro Celeste, Filhinha pediu a ampliação dos projetos sociais, com atividades culturais e escolinhas de esporte para as crianças, adolescentes e jovens.

O representante da Polícia Militar, Tenente Neymar, se comprometeu a levar as reivindicações aos tenentes responsáveis por cada área da cidade, para que estudem a possibilidade de aumentar o policiamento. Ele também garantiu que o policiamento será intensificado nas escolas, de forma a garantir maior segurança para alunos, funcionários e professores. O tenente mencionou questões referentes a furtos, que segundo ele, houve redução dos números estatísticos em relação ao mesmo período do ano passado. Neymar ainda ressaltou a necessidade do apoio da comunidade para combater o problema e destacou que a população pode fazer denúncias sigilosas pelo número 190.

Por sua vez, o representante da Secretaria de Obras, Ermelindo, respondeu a alguns questionamentos levantados na reunião. Ele reconheceu os problemas e informou que a Prefeitura está empenhada em buscar as soluções. Em relação a mobilidade urbana, ele mencionou os problemas de elevação e falta de respeito às normas técnicas na construção de garagens, o que dificulta a trafegabilidade dos pedestres e pessoas com deficiência.

Sobre as questões relacionadas ao bairro Santa Cruz, Ermelindo informou que o Executivo tem feito investimentos no local, no valor de R$2 milhões. Ele citou as obras de drenagem nas ruas B e C, incluindo recapeamento asfáltico. A questão da ponte, ele explicou que a execução da obra requer avaliação de riscos e contratação de guindastes apropriados para içar a ponte, o que está sendo analisado pelo governo e pela empresa responsável.

Em sua fala, Thiago da secretaria de Planejamento, explicou que foi realizada a licitação para o transporte público, cujo edital foi elaborado por uma empresa de consultoria que apresentou um novo projeto contemplando novos itinerários dos ônibus e até mesmo propondo mudanças nas linhas. Segundo ele, a empresa Enscon foi a única a participar do certame, cumprindo todas as exigências e o contrato passa a vigorar no próximo ano.

Sobre o abastecimento de água, Thiago informou que está sendo construído um novo reservatório no bairro Sion, o que vai contribuir para melhorar a distribuição de água em bairros afastados. Ele ainda destacou que o DAE pleiteou dois recursos no Comitê do Rio Doce para investimentos no sistema de captação de água e tratamento de esgoto. A proposta está sendo analisada.

Em relação ao georreferenciamento, Thiago explicou que a empresa contratada tem demorado a apresentar o relatório final devido a questões técnicas e a complexidade da cidade. Ele informou que será solicitada a empresa um relatório e um cronograma atualizado dos trabalhos. Na área da saúde, ele falou que o Executivo aguarda a aprovação do projeto, junto a Gerência Regional de Saúde, para construção de um novo prédio da UBS Carneirinhos. Tiago destacou ainda a necessidade de união de esforços dos municípios vizinhos para ajudar no custeio do Hospital Margarida.

Por fim, ele propôs a manutenção do fórum e a realização de reuniões regulares para trazer respostas e debater demandas pontuais.

error while rendering plone.comments