Atividades da “Semana Cultural do Legislativo” se estendem até dezembro

por Acom CMJM publicado 24/11/2017 08h30, última modificação 28/11/2017 16h50

As atividades da Câmara de João Monlevade alusivas à “Semana Cultural do Legislativo”, se estendem até o mês de dezembro. Com exposições de trabalhos, entrega de honraria e circuito de visitas à Fazenda Solar e ao Cemitério Histórico do município, as atividades têm como principal foco a celebração do bicentenário da chegada de Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade.

As ações têm início já nesta segunda-feira, dia 27, quando começa a exposição na sede do Legislativo de um projeto dos alunos da Escola Estadual Louis Ensch, referente a maquetes sobre locais de destaque de João Monlevade. Já na quarta-feira, 29, será feita a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Cultural Leonardo Diniz Dias. Os agraciados são Grupo Tambores do Morro, Ministério Totalmente Dele –Escola de Música e Vanda Loureiro Gomes. Os nomes foram indicados por uma comissão formada pela diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura, Claira Ferreira, pelo 1º Secretário da Câmara, vereador Guilherme Nasser e pelo jornalista Ulisses Nascimento, representando a imprensa.

Na quinta-feira, 30, será feita a entrega de certificado aos alunos dos projetos Câmara Mirim, Parlamento Jovem e aos participantes do Câmara da Melhor Idade, bem como às escolas e instituições participantes, com apresentação cultural. Ainda na próxima semana, haverá o ciclo de visitas de escolas que participam do projeto do bicentenário à Fazenda Solar e ao Cemitério Histórico. Estas visitas tiveram início este mês e finalizarão dia 15 de dezembro. Para dezembro é estudada uma palestra oferecida na Câmara Municipal pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o novo marco regulatório, com explanação sobre captação de recursos público e privado para projetos culturais. É aguardado confirmação por parte do TCE.

Para o presidente da Câmara, Djalma Bastos (PSD), as ações são diversificadas e atendem a diferentes públicos. “Podemos homenagear aos que fazem a diferença na área cultural de nossa cidade, ofertar conhecimento às associações e ativistas culturais e concluir projetos de educação e cidadania que realizamos em parceria com escolas e instituições. São ações como estas que colocam a Câmara de João Monlevade em destaque regional. Agradeço ao empenho dos vereadores e servidores”, reforçou Djalma.