Associação São Vicente de Paulo recebe Homenagem na Câmara Municipal

por Acom CMJM publicado 08/07/2022 08h42, última modificação 08/07/2022 08h42

A Associação São Vicente de Paulo, mantenedora do Hospital Margarida em João Monlevade, recebeu na noite dessa quarta-feira, 6, placa de Honra ao Mérito na Câmara Municipal. A homenagem é de autoria do vereador Fernando Linhares (União), aprovada por todos os vereadores.

Segundo o parlamentar, o título é em reconhecimento do povo monlevadense pelo excelente trabalho realizado no Hospital Margarida com dedicação e profissionalismo, oferecendo um serviço de saúde com qualidade no atendimento à população do nosso município e região.

A placa foi entregue ao provedor do Hospital, José Alberto Grijó e ao representante do Conselho da entidade, Edgar Melo Lopes.

Em discurso, o provedor do HM, José Alberto Grijó, agradeceu a homenagem recebida. “Esse reconhecimento nos leva a crer que estamos no caminho certo, mas que ainda temos muito a percorrer, a crescer, expandir e fortalecer a nossa marca como sinônimo de amor, dedicação, transparência e compromisso. Grijó ainda destacou o trabalho dos profissionais do Hospital, que segundo ele, faz com que a unidade seja referência no atendimento e saúde da região.

O vereador Fernando Linhares destacou que a homenagem faz parte das comemorações dos 70 anos do Hospital Margarida. Linhares enfatizou que o HM presta um serviço essencial não somente para o município, mas também para as cidades próximas. “Estou muito feliz em propor esta homenagem principalmente por saber que o Hospital tem desempenhado um bom atendimento em prol da nossa população. Sabemos que muito tem a melhorar, mas precisamos destacar que o trabalho é feito com muita dedicação, empenho e esforço de todos os colaboradores”.

Por fim, o presidente da Casa, Gustavo Maciel (Podemos), parabenizou a Associação. Ele destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido no Hospital nos últimos anos. “Sabemos da dificuldade e dos problemas que o setor de saúde enfrenta, não somente na nossa cidade, mas em todo país, mas temos a certeza de que a Associação tem buscado alternativas para que a nossa população seja bem atendida. Deixo aqui meu abraço e meu profundo respeito a todos os Profissionais desta Casa de Saúde. Vocês, sem dúvidas, fazem a diferença na vida de muitas pessoas.”

Sobre o Hospital Margarida

A unidade foi inaugurada em 16 de novembro de 1952 pelo engenheiro Louis Jacques Ensch, então presidente da Cia. Siderúrgica Belgo Mineira. O nome foi escolhido em homenagem à sua mãe Dona Margarida Ensch. O hospital trazia como seu principal objetivo o atendimento à saúde dos trabalhadores da Belgo e seus dependentes.

Em 1975 foi criada a Associação Monlevade de Serviços Sociais, de caráter filantrópico, responsável pela administração do Hospital. A partir de 1994, o Hospital passou a ser administrado por empresas de consultoria hospitalar, retornando em 2004 à administração pelo Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo. Em abril de 2005, passou a ser chamada Associação São Vicente de Paulo de João Monlevade.

O Hospital Margarida atende a população local e do Médio Piracicaba, através do Sistema Único de Saúde (SUS), saúde suplementar e particulares, contando com um quadro multiprofissional: farmacêutico, enfermeiros, nutricionista, administradores, técnicos e auxiliares de enfermagem, faturistas, recepcionistas, porteiros, auxiliares de higienização, de lavanderia e de manutenção e técnico em segurança do trabalho, todos em prol da satisfação da comunidade. Possui um corpo clínico com mais 100 médicos e mais de 40 colaboradores terceirizados e 550 funcionários.

Atualmente, o Hospital Margarida conta com 120 leitos, sendo 74 leitos SUS e 46 leitos para saúde suplementar. Nos últimos anos o Hospital vem investindo na estrutura física e no parque tecnológico.

Em 2012 foi inaugurado o CTI com 10 leitos, enfermarias e apartamentos para convênios, além de novas áreas para atendimento ao SUS. O Hospital Margaria busca agora a Alta Complexidade visando mais conforto, tranquilidade e garantia da prestação de saúde com qualidade.