Presidente Djalma Bastos e gerente do Posto de Identificação utilizam tribuna em reunião da Câmara de Itabira

por supervisor — publicado 22/02/2018 16h55, última modificação 22/02/2018 17h31

Djalma Bastos fala sobre a importância do Posto de Identificação para João Monlevade

O presidente da Câmara de João Monlevade, Djalma Bastos (PSD), e a gerente do Posto de Identificação da Casa, Tarsila Bitencourt, utilizaram a tribuna durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabira na tarde dessa terça-feira, 20. Ambos fizeram uso da palavra a convite do vereador Agnaldo Enfermeiro (PRTB).

Na oportunidade, eles falaram sobre a importância do serviço prestado pelo Posto de Identificação em João Monlevade tendo em vista que o Legislativo itabirano também deseja implantar o serviço no município nos mesmos moldes do que é oferecido aos monlevadenses. Tanto que durante a sessão dessa terça-feira, os vereadores aprovaram em segundo turno e redação final o projeto de lei nº 01/2018, que cria o Posto de Identificação no prédio da Câmara de Itabira.

Durante sua fala, o presidente Djalma Bastos agradeceu ao vereador Agnaldo pela oportunidade e disse que o serviço de identificação prestado pela Câmara de Monlevade tem sido cada vez mais reconhecido. “Quando decidimos implantar o Posto de Identificação, tivemos algumas resistências, mas nada que pudesse prejudicar o projeto. Prova disso foi o aumento no número de atendimentos desde a sua instalação até hoje. Sabemos que a demanda por carteira de identidade é grande em vários municípios e o nosso objetivo foi proporcionar ao cidadão um serviço de qualidade com atendimento humanizado. Torcemos para que Itabira também consiga prestar um bom serviço à população com a instalação do Posto de Identificação”, explicou.

Já a gerente do Posto, Tarsila Bitencourt, esclareceu aos vereadores itabiranos como funciona o serviço. “O agendamento é feito de um dia para o outro apenas pelo telefone. Isso evita que as pessoas enfrentem filas, fiquem debaixo de sol e chuva por muito tempo. Sabemos que muitos não vão conseguir agendar de primeira, já que a demanda pelo serviço é grande. Mas o cidadão não vai precisar enfrentar fila para isso. De casa, do trabalho, de onde ele estiver, ele pode continuar tentando o agendamento”, ponderou.

Segundo Tarsila, além de Monlevade, o Posto de Identificação instalado na Câmara atende pessoas de cidades da região, inclusive de Itabira, sendo atendidos, em média, cinco itabiranos por dia. “Antes da ampliação do posto, atendíamos cerca de 25 pessoas diariamente. Agora, passaremos a atender 40 pessoas. Mas o nosso objetivo maior não é a quantidade e, sim, a qualidade do atendimento prestado. Atualmente contamos com uma equipe de sete pessoas, sendo quatro funcionários e três estagiários. Temos total apoio do Instituto de Identificação de Minas Gerais, da Polícia Civil e, acima de tudo, dos vereadores, que compreendem a importância do serviço para a população”, destacou.

Por fim, Tarsila Bitencourt parabenizou o vereador Agnaldo Enfermeiro pela iniciativa em propor o projeto junto aos demais membros da Mesa. “Itabira só tem a ganhar com a implantação do Posto de Identificação aqui na Câmara. Além disso, cidades próximas também serão beneficiadas. Acredito que todos saem ganhando. Continuo à disposição para colaborar no que for necessário”, concluiu.

“Agradeço ao Djalma e à Tarsila pela explanação e acredito que os colegas vereadores puderam saber como funciona o Posto de Identificação da Câmara de João Monlevade. Estive lá recentemente e pude constatar tudo isso o que eles falaram aqui. E é exatamente isso que queremos trazer para Itabira, um atendimento de qualidade, evitando filas e aborrecimentos para o cidadão”, afirmou o vereador Agnaldo Enfermeiro.