Presidente da Câmara de João Monlevade faz balanço positivo sobre o primeiro semestre e agradece empenho dos vereadores

por Acom CMJM publicado 13/07/2017 13h20, última modificação 13/07/2017 13h20

O presidente da Câmara de João Monlevade, Djalma Bastos (PSD), aproveitou a reunião ordinária de ontem, 12, para agradecer os vereadores pelo empenho e trabalho desenvolvido neste primeiro semestre. Conforme previsto em Regimento Interno, haverá o recesso parlamentar. Contudo, os setores administrativos da Câmara funcionam normalmente, bem como os gabinetes dos vereadores. A primeira reunião ordinária do segundo semestre será dia 2 de agosto. 

Neste primeiro semestre, a Câmara desenvolveu o projeto Broto da Vida, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância em Saúde e Associação dos Trabalhadores da Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom). Foram feitas campanhas educativas sobre a coleta seletiva, palestras em escolas sobre desenvolvimento sustentável e ainda, a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. 

Outro projeto de destaque é o Parlamento Jovem Minas. Desenvolvido pela Câmara em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e PUC Minas, o projeto promove o incentivo à cidadania junto aos estudantes do ensino médio. A etapa municipal foi concluída este mês. Já as etapas regional e estadual serão desenvolvidas a partir de agosto. “E já estamos mobilizando escolas e entidades para desenvolver também a partir de agosto os projetos Câmara Mirim e Câmara da Melhor Idade”, esclareceu Djalma.   

Melhoria contínua no serviço de emissão de carteiras de identidade

Ainda neste primeiro semestre vem sendo notado uma melhoria contínua nos serviços de emissão de carteiras de identidade, sediado na Câmara Municipal. Três servidoras trabalham no setor, e foram capacitadas por meio de curso junto à Polícia Civil. Quando lançado, em novembro, o setor emitia 10 identidades por dia. Agora, a média é de 20 documentos diários, entregues na mesma hora ao cidadão. “Os equipamentos são de extrema qualidade, adquiridos pela Câmara em prol da comunidade. Sabemos da grande demanda por este serviço em Monlevade e também na região. Por isto o setor vem recebendo atenção contínua da gestão da Casa”, afirmou o presidente da Câmara. 

Outra ação pioneira desenvolvida pelo Legislativo monlevadense é o trabalho de resgate histórico por meio do bicentenário da chegada de Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade. A Câmara fez o lançamento do selo comemorativo alusivo à data e, junto com parceiros, trabalha o assunto junto à comunidade. Mais recentemente foi iniciada a capacitação dos professores, para que a história seja trabalhada em sala de aula. Importante destacar que as comemorações sobre o bicentenário serão desenvolvidas este ano e também em 2018. 

Mais de 500 indicações de melhorias para Monlevade

Especificamente sobre o trabalho dos vereadores, foram feitos neste primeiro semestre 508 indicações à Prefeitura. São pedidos de melhorias em infraestrutura, iluminação, asfaltamento e demais serviços prestados pela Prefeitura à comunidade. Segundo Djalma, isto demonstra o empenho dos vereadores, que visitam os bairros e buscam aproximar cada vez mais da população. “A Casa está sempre de portas abertas e cada vereador tem sua maneira de trabalhar. No entanto percebo uma atuação dos edis mais junto à comunidade, nas ruas, vivenciando os problemas da população. Isto é muito importante”, enfatizou Djalma Bastos. 

Por fim, o presidente da Câmara prometeu ainda mais trabalho para o segundo semestre do Legislativo. “O que destaca a Câmara de João Monlevade é justamente o trabalho conjunto de vereadores e servidores. Os projetos tradicionais são mantidos e sempre buscamos inovar com novas propostas. Agradeço a todos que permitem o desenvolvimento deste trabalho”, declarou. 

error while rendering plone.comments